O equipamento viário interligará as rodovias José Fregonesi, Antônio Machado Santana e Mário Donegá e prevê investimentos de R$ 215,5 milhões
O governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Logísticas e Transportes do Estado de São Paulo, publicou, nesta sexta-feira (21), o edital para a elaboração do projeto do novo Macroanel de Ribeirão Preto. O dispositivo viário terá cerca de 20 quilômetros de distância e será duplicado em toda sua extensão, ligando as rodovias José Fregonesi, Antônio Machado Santana e Mário Donegá. Também dará acesso a Rodovia Anhanguera. A publicação foi feita no Diário Oficial do Estado de São Paulo (DOE).
No edital estão incluídos vários estudos e projetos executivos para duplicação de rodovias, restauração de pavimentos, melhorias, ampliações e atualizações de projetos. O edital foi dividido em 12 lotes e prevê um investimento de R$ 215,5 milhões. Os envelopes com as propostas podem ser entregues pelas empresas interessadas até às 10 horas do dia 14 de março.
A implantação do Macroanel foi reivindicada oficialmente pelo prefeito Duarte Nogueira (PSDB) ao governo do Estado em 3 de setembro do ano passado. Já no dia 10 de dezembro, em visita a Ribeirão Preto, o vice-governador, Rodrigo Garcia (PSDB) confirmou a realização da obra e anunciou que a licitação seria aberta em janeiro deste ano.
“Com a obra, será possível desafogar o tráfego de caminhões pelo anel viário de Ribeirão Preto, vindo pela Anhanguera, melhorando a infraestrutura viária e rodoviária da nossa região, além de desafogar o trânsito viário urbano, pois o anel viário se transformou em uma grande avenida, com tráfego intenso em nossa cidade”, afirmou Duarte Nogueira, na época.
A implantação do Macroanel de Ribeirão Preto será importante para melhorar a mobilidade urbana, já que a estimativa populacional do IBGE aponta para crescimento do número de habitantes, atualmente calculada em 720.116 pessoas, 1,16% a mais sobre a última estimativa.
A obra irá começar pela extensão da rodovia José Fregonesi (SP 328), passando pela rodovia Machado Santana (SP 328) até a rodovia Mário Donegá (SP-291), possibilitando reduzir o número de veículos, principalmente os caminhões, que precisam passar por Ribeirão Preto a caminho de outras cidades, como Sertãozinho, Pitangueiras e Barrinha, entre outras.
Atualmente o governo do estado realiza as obras de duplicação da Rodovia Mário Donegá que liga Ribeirão Preto a Dumont e a Pradópolis. As obras têm investimento de R$ 56,6 milhões. O primeiro lote do pacote de obras inclui a recuperação do pavimento asfáltico da rodovia do km 0 ao 10,1, entre Ribeirão Preto e a cidade de Dumont.
No segundo, a pista da Mário Donegá será duplicada do km 10,1 ao 12,3, no trecho urbano de Dumont. Já no terceiro lote, as equipes vão realizar trabalhos para a recuperação da pista do km 12,3 ao 26,3, passando pelo município de Barrinha até Pradópolis. A previsão é que os serviços sejam executados em 18 meses. Diariamente, a Mário Donegá é utilizada por mais de 14 mil pessoas.