O estado de São Paulo contabilizava, até a noite desta quinta-feira, 12 de março, 46 casos confirmados do novo coronavírus, segundo balanço divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde. O aumento foi de 53% em relação ao dia anterior: na quarta-feira (11), a pasta havia anunciado que 30 pessoas haviam sido infectadas com o Covid-19.
Dos 46 casos confirmados, 44 estão na capital paulista, um em Ferraz de Vasconcelos e um em Santana de Parnaíba. No estado há 704 casos suspeitos da doença. De acordo com o infectologista David Uip, São Paulo já tem transmissão comunitária da doença, que, segundo o Centro de Contingência do Novo Coronavírus, é o terceiro estágio epidemiológico.
Ou seja, a transmissão não depende mais de contato com pessoas que viajaram para fora o exterior. No primeiro estágio são registrados apenas casos importados. O segundo, que envolve a transmissão local, a infecção é transmitida de um o paciente que esteve fora do país e trouxe o vírus para o Brasil para outra pessoa. A transmissão comunitária (terceiro estágio) ocorre quando não dá pra identificar quem passou a doença pra quem.
“Na minha leitura, você precisava de três dados que nós já temos. Você precisava de entrada do vírus no Brasil, já temos. Precisávamos da transmissão local, já temos. Precisávamos da transmissão comunitária, nós já temos”, disse Uip durante coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira.
Segundo o médico ainda não é recomendado cancelar eventos e aglomerações. “Não tem sentido você fechar o estado porque você tem 46 casos, pode ser que amanhã (hoje) as medidas sejam totalmente diferentes das que estamos tomando hoje (ontem).”
Em Ribeirão Preto, ainda não há casos confirmados da doença, mas a Secretaria Municipal da Saúde só vai divulgar o boletim epidemiológico na segunda-feira, 16 de março. Até esta quinta-feira, a pasta aguardava o resultado de oito pessoas, todas com o mesmo histórico: apresentaram os sintomas da doença e fizeram viagem para alguns dos países de risco.
A suspensão de eventos com grande público, aglomerações e até de aulas vai depender da evolução da doença no estado e na cidade. Nesta quinta-feira, a Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), que tem uma unidade em Ribeirão Preto, suspendeu as aulas até a próxima sexta-feira, dia 20.
Os organizadores da 27ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow 2020), que acontece entre 27 de abril e 1º de maio, no Polo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios do Centro-Leste, em Ribeirão Preto, ratificaram a realização do evento e mantiveram o cronograma, apesar da pandemia de coronavírus (Covid-19).
O Ribeirão Rodeo Music (RRM), que neste ano terá um line-up com Gusttavo Lima, Marília Mendonça, Zé Neto & Cristiano, Maiara & Maraisa, Bruno & Marrone, Felipe Araújo, Eduardo Costa, César & Paulinho e Trio Parada Dura, também confirmou a realização do evento depois que uma fake news anunciava o cancelamento. “A organização informa que está atenta à situação do Covid-19 no Brasil e o evento está confirmado para o período de 25 de abril a 2 de maio”, diz a nota.
Brasil já soma 81 casos de Covid-19
O número de infecções confirmadas do novo coronavírus (Covid-19) subiu para 77 na atualização mais recente do Ministério da Saúde, divulgada na tarde desta quinta-feira, 12 de março. Porém, o número já está defasado porque não leva em conta alguns casos já informados pelas secretarias estaduais – no balanço da pasta, por exemplo, São Paulo tem 42 pacientes, mas já são 46.
Pernambuco identificou dois casos e pela primeira vez entrou na lista do Ministério da Saúde. Paraná (seis), Minas Gerais (um), Distrito Federal (dois), Bahia (três), Rio Grande do Sul (quatro), Alagoas (um), Espírito Santo (um) também tem casos confirmados, totalizando.
São Paulo tem o maior número de infectados já comunicados ao Ministério da Saúde (42). Depois, aparecem Rio de Janeiro (16), Paraná (seis), Rio Grande do Sul (quatro), Bahia (dois), Pernambuco (dois), Distrito Federal (dois), Minas Gerais (um), Espírito Santo (um) e Alagoas (um). No boletim anterior, no fim da manhã, constavam 60 confirmados, mas o dado estava desatualizado.
De acordo com a mais recente atualização, casos suspeitos saltaram de 930 para 1.422, um aumento de 50% em menos de um dia, a maioria deles no estado de São Paulo (704). A Região Norte é a única sem casos confirmados. Roraima, Amapá e Tocantins não tiveram até o momento nenhum caso confirmado ou suspeito. As situações descartadas somaram 2.662.