O Estado de São Paulo registrava nesta quinta-feira, 2 de abril, 208 óbitos relacionados ao novo coronavírus, causador da covid-19. Os dados são resultado de uma força-tarefa da Secretaria de Estado da Saúde para diagnosticar todas as mortes consideradas suspeitas que estavam no Instituto Adolfo Lutz, na capital paulista.
Das 201 amostras, 93 já tiveram o diagnóstico concluído e entre elas 20 foram consideradas positivas para covid-19. O processamento das demais amostras está em fase final e os resultados serão divulgados nesta sexta-feira, dia 3. Estes resultados serão comunicados as unidades e municípios notificantes.
O total soma 117 homens e 91 mulheres. O Estado tem também 3.506 casos confirmados. Os óbitos concentram-se em 21 cidades, sendo que cinco delas registram a primeira morte: São Vicente e Praia Grande, na Baixada Santista, e Francisco Morato, Itaquaquecetuba e Arujá, na Grande São Paulo.
Assim, saltou para 21 o número de municípios com mortes pela doença: São Paulo, Guarulhos, Osasco, Embu das Artes, Ribeirão Preto, Santo André, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Sorocaba, Taboão da Serra, Campinas, Caieiras, São Sebastião, Vargem Grande Paulista, São Vicente, Praia Grande, Suzano, Itaquaquecetuba, Arujá, Francisco Morato e Cotia.
Máscaras
O governador João Doria (PSDB) anunciou, nesta quinta-feira (2), a ampliação da capacidade de confecção de máscaras de proteção contra o coronavírus nas unidades prisionais de São Paulo. A meta é chegar a uma produção diária superior a 50 mil máscaras, que serão utilizadas por servidores que atuam no combate à pandemia nas áreas da Saúde e Segurança, além de funcionários da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP).