O governador João Doria (PSDB) lançou nesta sexta-feira, 19 de julho, no Palácio dos Bandeirantes, o Programa Empreenda Rápido, que oferece tudo o que empreendedor precisa para abrir ou ampliar ou seu negócio em um só lugar, reunindo pela primeira vez toda a rede de fomento ao empreendedo-rismo do Estado em uma única plataforma (www.empreendarapido.sp.gov.br).
O programa é realizado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP) e conta com a participação do Banco do Povo, Desenvolve SP, Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), Centro Paula Souza e Poupatempo. A iniciativa prevê qualificar 1 milhão de pessoas em gestão empreendedora por ano e conceder R$ 1 bilhão em microcrédito, por meio do Banco do Povo, nos próximos quatro anos.
Todos estes serviços continuarão à disposição da população nas unidades dos Postos de Atendimento ao Trabalhador e Empreendedor (PATs) e do Sebrae no estado. “É um fomento efetivo a atividade econômica no Estado. Isso gera oportunidade, ativa o setor do comércio, serviços e também as pequenas indústrias e isso reponde a obrigação de um governo que elegeu empregabilidade como uma das suas prioridades”, diz Doria.
A liberação dos recursos será feira através do Banco do Povo e pretende formar 250 mil em cursos técnicos alinhados ao empreendedorismo. O programa prevê melhores condições e a concessão de empréstimos para 175 mil empreendedores, além de outras medidas.