Tribuna Ribeirão
Educação

Estado de SP define calendário para 2022

GUILHERME SIRCILI

O governador João Do­ria (PSDB) detalhou, nesta quarta-feira, 3 de novem­bro, o calendário definido pela Secretaria de Estado da Educação para o ano letivo de 2022 em toda a rede es­tadual de ensino. As aulas para cerca de 3,5 milhões de alunos ocorrerão entre 2 de fevereiro e 23 de dezembro, nas 5.400 unidades em 645 municípios paulistas.

Em Ribeirão Preto, são 48.949 mil alunos em 82 uni­dades da Secretaria de Esta­do da Educação. Na área que envolve três das 91 Diretorias Regionais de Ensino (DREs) – Ribeirão Preto, Sertãozinho e Jaboticabal –, no ano pas­sado estavam matriculados 99.432 alunos de 165 escolas da rede estadual.

O calendário do ano letivo de 2022 prevê recessos ao final do primeiro e terceiro bimes­tres. As férias serão mantidas nos meses de julho e janeiro. Também estão previstos dois períodos para recuperação nas férias entre 4 e 21 de ja­neiro e 11 e 22 de julho.

As Semanas de Estudos Intensivos continuam em mo­mentos-chave de cada bimes­tre para reforçar, recuperar e aprofundar as aprendiza­gens essenciais para o per­curso educacional dos estu­dantes. O calendário prevê ainda as datas para os con­selhos de classe bimestrais e reuniões de planejamento/ replanejamento e formação.

O Estado de São Paulo mantém um total de 5.400 escolas e atende a cerca de 3,5 milhões de alunos nos 645 municípios. A rede es­tadual conta atualmente com 1.077 escolas no Programa de Ensino Integral (PEI) e para 2022 estão previstas mais 953 unidades, totalizando 2.030 deste modelo.

Volta 100%
O retorno obrigatório de todos os alunos às aulas pre­senciais no Estado chegou a 100% nesta quarta-feira (3) – teve início em 18 de outu­bro. Desde então, a volta de estudantes estava ocorren­do em esquema de rodízio. A medida abrange tanto es­colas públicas quanto priva­das, porém as particulares terão um prazo a ser defini­do pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) para re­alizarem adaptações.

No caso das municipais, as prefeituras vinculadas ao CEE seguirão as diretrizes do con­selho, enquanto as demais têm autonomia para seguir a indi­cação estadual. A rede particu­lar tem 300 escolas na cidade – são dez mil no estado.

Nesta quarta-feira, termi­nou o fim da obrigação do dis­tanciamento social de um me­tro entre as carteiras. A medida marca o retorno de 100% dos estudantes, sem a necessidade da manutenção de sistemas de rodízio. O governo também apontou que alguns grupos de alunos não precisarão re­gressar neste momento.

Entre eles, estão: gestan­tes, puérperas, alunos com 12 anos ou mais com comor­bidades que não estão com o ciclo vacinal completo, me­nores de 12 anos de grupos de risco da covid-19 e alunos com prescrição médica que indique a manutenção do en­sino remoto.

Calendário letivo para o ano 2022
• Recuperação nas férias: entre 4 e 21 de janeiro
• Início do ano letivo: 2 de fevereiro
• Período primeiro recesso (fim do primeiro bimestre): entre 18 e 22 de abril
• Período das férias (fim do segundo bimestre): entre 11 e 25 de julho
• Recuperação nas férias: entre 11 e 22 de julho
• Período segundo recesso (fim do terceiro bimestre): entre 10 e 14 de outubro
• Encerramento do ano letivo: 23 de dezembro

Calendário por bimestre
• 1º bimestre: 2 de fevereiro a 14 de abril
• 2º bimestre: 25 de abril a 8 de julho
• 3º bimestre: 26 de julho a 7 de outubro • 4º bimestre: 17 de outubro a 23 de dezembro

Postagens relacionadas

MEC antecipa resultados do Enade 2019

Redação 1

Governo prorroga prazo para renovação de contratos do Fies

Redação 1

Indígenas e quilombolas já podem concorrer a bolsas em curso superior

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com