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Estado autoriza obras na SP-291

ALFREDO RISK

Mais de um ano após pu­blicar o edital de licitação para contratação do pacote de obras de modernização e melhorias na Rodovia Mário Donega (SP-291), no trecho entre Ribeirão Preto, Dumont, Barrinha e Pradópolis, em 19 de fevereiro de 2020, o Depar­tamento de Estradas de Roda­gem (DER), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Logísti­ca e Transportes, emitiu na se­gunda-feira, 26 de abril, a pri­meira ordem de serviços para iniciar as obras de duplicação.

A intervenção vai benefi­ciar mais de 776 mil habitantes da região de Ribeirão Preto. O investimento do governo do Estado, por meio do Depar­tamento de Estradas de Ro­dagem, é de R$ 56,6 milhões. Com a emissão desta nota de serviço, o Consórcio Santos Dumont – vencedor do pro­cesso licitatório –, pode iniciar os trabalhos na pista. Nos pri­meiros dias, a empresa mon­tará o canteiro de obras e fará medições na estrada. Em dez dias, máquinas já serão empre­gadas nos serviços, divididos em três lotes.

“Nosso mapeamento apon­tou as principais rodovias es­taduais que passarão por du­plicações e modernização em 2021 e 2022, obras que farão a diferença na vida da popu­lação. São prioritárias para o Governo dentro dos recursos vindos do financiamento in­ternacional junto ao Banco Interamericano de Desenvol­vimento”, explica o vice-gover­nador e secretário de Governo, Rodrigo Garcia (DEM).

O primeiro lote do pacote de obras prevê a recuperação do pavimento asfáltico da ro­dovia do quilômetro zero ao 10,1, entre Ribeirão Preto e a cidade de Dumont. No segun­do, a pista da Mario Donegá será duplicada do quilômetro 10,1 ao 12,3, no trecho urbano de Dumont. Já no terceiro lote, as equipes vão realizar traba­lhos para a recuperação da pis­ta do quilômetro 12,3 ao 26,3, passando pelo município de Barrinha até Pradópolis.

Além disso, as vias de aces­so SPA 193/053 e SPA 197/253 também foram contempladas e serão modernizadas em toda a sua extensão. A sinalização de solo, placas e sistema de drenagem serão renovadas em toda a extensão das obras. A previsão é que os serviços se­jam executados em 18 meses.

“A SP 291 é importante cor­redor logístico para escoamen­to da produção agrícola local e via de acesso a um importante polo regional de serviços, que é Ribeirão Preto”, afirma o secre­tário de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto.

Diariamente, a Mario Do­negá é utilizada por mais de 14 mil pessoas. Desta forma, os projetos de obras foram de­senvolvidos com o objetivo de proporcionar mais segurança aos usuários, em seus desloca­mentos cotidianos, e também fomentar a economia da re­gião, melhorando o fluxo dos veículos de carga.

Mais empregos
Também nesta segunda­-feira (26), o DER autorizou o início de outras duas obras im­portantes no Estado – nas ro­dovias SP 226, no Vale do Ri­beira, e SPA 110/330, região de Campinas. As três obras juntas somam R$ 114,2 milhões em investimentos e 772 empre­gos gerados (entre vagas dire­tas e indiretas). No caso da SP 291, são 280 postos gerados na região de Ribeirão, sendo 80 empregos diretos e 210 indiretos. A orientação é que as empresas vencedoras usem mão de obra local.

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