O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) baixou nesta quinta-feira, 14 de janeiro, o decreto número 014/2022 que autoriza a presença de até 70% do público nos estádios de futebol e nas arenas esportivas de Ribeirão Preto, seguindo a recomendação do governo de São Paulo e a determinação da Federação Paulista de Futebol (FPF).
A decisão acrescenta um novo artigo ao decreto número 010/2022, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) de terça-feira (11), que limita a 700 pessoas o público em eventos na cidade, incluindo prestadores de serviços e convidados. A nova regra vale apenas para o futebol.
Eventos simultâneos
Porém, agora a prefeitura autorizou a realização de eventos simultâneos em um mesmo espaço, desde que cada um respeite a capacidade máxima de 700 pessoas e que seja possível controle de acesso e movimentação. A entrada só será permitida mediante apresentação do comprovante de vacinação, o popular “passaporte da vacina”.
Será exigido esquema vacinal completo (três doses) ou com duas cargas nos casos dos imunizantes da AstraZeneca, Coronavac e Pfizer. No caso da Janssen, a pessoa deverá apresentar o comprovante de vacinação da dose única, no mínimo.
Testagem
Também será obrigatório teste negativo para a covid-19 do tipo PCR, realizado até 48 horas antes do ingresso no estabelecimento, ou do tipo antígeno, realizado até 24 horas antes. O Botafogo de Ribeirão Preto estreia no Paulistão em 25 de janeiro, terça-feira, às 19 horas, no Estádio Santa Cruz.
Já o Comercial inicia sua caminhada na Série A3 do Paulista no dia 29, sábado, no clássico contra o Sertãozinho, em casa, no Estádio Doutor Francisco de Palma Travassos. O governo reforça que eventos em geral devem disponibilizar álcool em gel e exigir o uso de máscaras dos participantes.
Para os não elegíveis na faixa etária para vacinação, ou seja, menores de 12 anos, deverá ser exigido teste negativo contra a covid-19 do tipo PCR, realizado até 48 horas antes do ingresso no estabelecimento, ou do tipo antígeno, realizado até 24 horas antes.
Na quarta-feira (12), por causa do avanço da variante Ômicron do coronavírus, o Estado recomendou que organizadores de eventos públicos, incluindo estádios e arenas esportivas, reforcem ações de prevenção da doença. A Federação Paulista de Futebol (FPF) acatou a proposta de permitir 70% do público nos jogos do Estadual.
Paulistão
O coordenador-executivo do Centro de Contingência do Coronavírus paulista, João Gabbardo, afirma que o governo sugeriu às prefeituras a redução em 30% – de 100% para 70% – a capacidade máxima de público em eventos. O Campeonato Paulista começará no próximo dia 23.
Porém, a medida também deve afetar a Copa São Paulo Júnior, que está em andamento. Gabbardo destaca que o governo “deixa em aberto que isso fica a critério do município”, dependendo da situação epidemiológica de cada região.
Reforçando medidas já adotadas no Estado, como a apresentação do passaporte vacinal, uso de álcool em gel e imunização contra covid-19, o governo anunciou apenas que estenderá o uso obrigatório das máscaras até 31 de março.
Faltando duas semanas para o início do Paulistão, alguns jogos já tinham público confirmado, como foi o caso de Inter de Limeira e Santos, que acontecerá no próximo dia 26, no Estádio Major Levy Sobrinho, em Limeira (SP). Agora, com a medida, jogos que esperavam casa cheia sofrerão alterações.
Tempo indeterminado
O decreto do prefeito Duarte Nogueira vale por tempo indeterminado e mantém o uso obrigatório de máscaras faciais. Nos bares e restaurantes, o atendimento deverá ser feito para clientes sentados com a recomendação de limitação máxima de dez pessoas por mesa, evitando aglomerações.
Já as casas noturnas deverão funcionar com 50% de ocupação e também com os clientes sentados. As atividades ao ar livre que sejam de caráter cultural, artístico, beneficente ou esportivo estão permitidas com o máximo de 500 pessoas.
Carnaval
Os desfiles e blocos carnavalescos estão proibidos. Além de todas as medidas mencionadas, inclusive com a manutenção da obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes abertos, o decreto determina o uso de álcool em gel (70%) em estabelecimentos comerciais.
A prefeitura também proibiu eventos carnavalescos realizados em locais fechados, como em estádios de futebol, caso reúnam mais de 700 convidados. Antes, estavam liberados desde que obedecessem todas as regras sanitárias em vigor e as eventuais.
Blocos
Dois grandes eventos já estão sendo anunciados na cidade, inclusive com venda de ingressos. O Bloco Califórnia vai desfilar no Estádio Doutor Francisco de Palma Travassos, o campo do Comercial Futebol Clube, em 19 de fevereiro, em evento pré-carnavalesco.
Já o Arena Folia foi transferido de 16 de janeiro para 12 de março. Será na Arena Eurobike, o Estádio Santa Cruz, campo do Botafogo Futebol Clube. O desfile de escolas de samba deixou de ser patrocinado pela prefeitura de Ribeirão Preto já há alguns anos.