A liberação de um dos estacionamentos da Câmara de Vereadores, aos finais de semana, para os frequentadores do Parque Maurílio Biagi começará em 40 dias, em meados de fevereiro, segundo afirmou ao Tribuna nesta quarta-feira, 6 de janeiro, o presidente do Legislativo, Alessandro Maraca (MDB), idealizador da proposta.
Serão disponibilizadas 80 vagas. A Câmara de Ribeirão Preto conta com dois estacionamentos, mas apenas um poderá ser usado, já que o outro – localizado no térreo do Edifício Jornalista José Wilson Toni, anexo ao Legislativo – é destinado para os veículos da Casa de Leis. São tem cerca de 30 automóveis oficiais.
Em um primeiro momento, o frequentador poderá parar o veículo no estacionamento localizado em frente ao Palácio Antônio Machado Sant’Anna, o prédio principal da Câmara. Mas para entrar no parque terá de usar uma das vias externas que dão acesso à área de lazer.
O Maurílio Biagi tem duas entradas. A da rua Elpídio Gomes está funcionando. A outra, localizada na Alameda Botafogo – ao lado do terminal de transporte urbano Doutora Evangelina de Carvalho –, está desativada desde 2016, ainda na gestão da ex-prefeita Dárcy Vera (sem partido).
Para a liberação começar, a presidência da Câmara pretende viabilizar algumas medidas administrativas, como, por exemplo, a contratação de vigias nos finais de semana para cuidar da guarita de entrada do Legislativo. Vale lembrar que o uso do estacionamento será permitido durante o horário de funcionamento do parque.
Ligação interna
Dentro de quatro meses, a interligação entre a Câmara e o parque deverá ser interna. Entretanto, ainda depende da instalação de uma passarela, já que entre os dois equipamentos públicos são separados pelo córrego Laureano. Nesta quarta-feira, Maraca se reuniu com o secretário municipal de Obras Públicas, Pedro Luiz Pegoraro, para tratar da parceria.
Na reunião ficou definido que uma passarela retirada da avenida Maria de Jesus Condeixa, no cruzamento com a avenida Doutor Francisco Junqueira, na Zona Leste, será instalada no local. A previsão é que as obras sejam concluídas em abril.
Segundo o novo presidente da Câmara, a liberação do estacionamento é inspirada no modelo utilizado pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), que desde 2015 libera as vagas do Palácio Nove de Julho para os freqüentadores do Parque do Ibirapuera, na capital.
Pista de skate
Atualmente, a prefeitura está construindo no parque uma pista de skate, que deverá ser uma das maiores e melhores do Brasil. O projeto é assinado por Bob Burnquist – dez vezes campeão mundial, sete vezes eleito o melhor skatista do ano e maior medalhista dos X Games, com 30 medalhas – e idealizado pelo Instituto Nova Era, que fez a doação do projeto executivo da obra e trouxe a parceria com o atleta para Ribeirão Preto.
A pista terá cerca de quatro mil metros quadrados de área e irá reunir em um espaço comum várias modalidades do skate, além de contar com arquibancada, espaço para juízes e atletas e toda a infraestrutura que a atividade necessita, tornando-se uma das mais completas pistas de skate do Brasil.