Tribuna Ribeirão
Cultura

Estacarte – Artistas de RP criam estacas estilizadas

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Uma ação pretende chamar a atenção dos ribeirão-pretanos para a importância do reflorestamento. Artistas locais estão desenvolvendo estacas customizadas, cada uma com sua personalidade estampada, que querem levar um pouco mais de cor às ruas da cidade, junto com o plantio de novas árvores.

Eles aderiram ao projeto Estaca­Arte, que consiste em deixar um pou­co da alma do artista nas estacas, que são pedaços de madeira usados como guia durante os plantios, para que as mudas enraízem mais facilmente no novo local.

Quatro artistas ribeirão-pretanos já aderiram ao projeto: Renato An­drade, Heloisa Junqueira, Gui Calil e Shlomo Meir. No momento, elas ainda estão em fase de produção e as estacas serão utilizadas no período de chuvas – ideal para o plantio – de no­vembro a janeiro.

A ideia partiu do empresário do ramo de gastronomia, Gula Biagi, que realiza ações de plantios há 15 anos. Nesse período mais de 3 mil mudas já foram plantadas no município. Se­gundo ele, o objetivo e atrair novos simpatizantes ao projeto de conscien­tização ambiental.

A artista Heloísa Junqueira, co­nhecida como Lolo Junqueira, aceitou o convite de imediato pelo sentimen­to que tem pelas árvores e por acre­ditar que os artistas podem colaborar com o projeto. “Nós artistas podemos ajudar a colorir a cidade, principal­mente neste período em que estamos todos carentes de esperanças”, diz.

Outro artista que apoiou a cau­sa é o cartunista Renato Andrade. Ele revela que admira a iniciativa do empresário e que, desde cedo, apren­deu a gostar de árvores. “Meu pai le­vava eu e meus irmãos para passear na mata Santa Tereza, que hoje está minguando tragicamente”, relembra o artista. Para ele, o projeto é uma excelente ideia, pois ajuda a divulgar de maneira criativa uma iniciativa em deixar a cidade mais arborizada, civi­lizada e com um clima muito melhor. “É com esse tipo de iniciativa que, al­gum dia, lá na frente, nossos filhos ou netos poderão desligar o ventilador no inverno, como estamos fazendo agora”, alerta.

Artistas interessados em colaborar com o projeto podem ter mais infor­mações através do telefone (16) 3636- 1116.

Postagens relacionadas

Bienal terá show de Ligiana Costa

William Teodoro

História de resistência

Redação 1

‘Ainda Estou Aqui’ vai representar o Brasil no Oscar 2025

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com