Tribuna Ribeirão
DestaqueEsportes

Esportistas de Ribeirão se destacam no cenário nacional

E a expectativa é que novos atletas de potencial sejam a próxima geração de bons esportistas ribeirão-pretanos que vão manter a tradição esportiva na cidade

Ribeirão Preto tem uma tradição boa de esportistas que ajudaram o Brasil em diversas modalidades, como é o caso dos ex-futebolistas Raí e Sócrates, além do ex-nadador Gustavo Borges (quatro vezes medalhista Olímpico) e outros. Nos dias atuais, há alguns ribeirão-pretanos que se destacam em grande nível e vários jovens de potencial que prometem para o futuro.

Abaixo, separamos a lista de quatro atletas de diferentes esportes que representam Ribeirão Preto com muita honra no cenário esportivo e de jovens atletas que são promessas para os próximos anos em modalidades distintas.

Diego Ribas (futebol)

Talvez o atleta ribeirão-pretano mais famoso da atualidade, Diego, atual meia do Flamengo, tem uma carreira muito sólida no futebol e com passagens por grandes clubes mundiais.

A carreira do camisa 10 no futebol profissional começou bem cedo. Em 2002, quando tinha apenas 17 anos, foi um dos destaques do Santos na equipe campeã do campeonato brasileiro. Dois anos depois, Diego também foi parte importante do segundo título em três temporadas do time santista.

Após excelente passagem pelo Santos, Diego foi vendido para o Porto para jogar a temporada de 2004. Ao todo, ele ficou 12 anos na Europa e se destacou por muitas equipes. Além da passagem em Portugal, o meia também atuou pelo Werder Bremen (Alemanha), Wolfsburg (Alemanha), Juventus (Itália), Atlético de Madrid (Espanha) e Fenerbahçe (Turquia).

Diego não chegou a atuar profissionalmente por nenhuma equipe de Ribeirão Preto, mas seus primeiros chutes foram nos campos da cidade. Seu primeiro time na categoria de base foi o Comercial e ele atuou por lá entre 1991 a 1994. Após três anos na equipe ribeirão-pretana, ele foi para o Paulistinha de São Carlos, time que fez ponte para posteriormente atuar no Santos.

Hoje já veterano e com 34 anos, Diego não tem a mesma capacidade física de outrora e provavelmente não atuará mais com a camisa da Seleção Brasileira (fez 34 jogos), mas certamente já deixou seu nome marcado na história do futebol brasileiro e na cena do esporte ribeirão-pretano.

Nicholas Santos (nadador)

Nicholas Santos – Divulgação

Quem acompanha a natação certamente conhece Nicholas Santos, um dos melhores do país nas piscinas profissionais. O ribeirão-pretano de 39 anos tem uma carreira especial e de muitas conquistas.

Em campeonatos mundiais de piscina curta, por exemplo, Nicholas tem cinco medalhas de ouro (a última dia 28 de Abril deste ano, em Guanghzou, na China). Especialista no nado borboleta e livre, o veterano também tem duas medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos.

No ano passado, Nicholas conseguiu o grande feito de quebrar o recorde mundial dos 50 metros borboleta. O feito aconteceu na Copa do Mundo de Budapeste, quando ele ficou com o ouro da competição. Na ocasião, o ribeirão-pretano quebrou uma marca que estava estabelecida desde 2009.

“É um orgulho muito grande para nossa cidade ter um atleta como o Nicholas, além de servir como exemplo para os novos talentos”, disse o secretário de Esportes de Ribeirão Preto, Ricardo Aguiar, após o feito de Nicholas.

Já perto do fim da carreira, Nicholas provavelmente será lembrado como um dos melhores nadadores de sua geração e uma referência no nado borboleta.

Vicente Martins (poker)

Vicente Martins – Divulgação

O poker também entra na lista dos esportes (Ministério dos Esportes reconheceu como esporte da mente em 2012) e Ribeirão Preto tem um representante entre os competidores de destaque do país.

Vicente participa das competições mais famosas do poker brasileiro com certa frequência. No ano passado, por exemplo, ele conseguiu o melhor resultado da carreira quando chegou na mesa final do Main Event do Campeonato Brasileiro de Poker.

Na ocasião, essa etapa do torneio foi realizada em Natal, quando o atleta fez bonito e ficou com a sétima colocação geral — entre mais de 600 competidores participantes.

No poker, para o competidor chegar a um nível de destaque, é preciso dominar todas as combinações possíveis e Martins faz isso como poucos. Com sucesso em diferentes competições pelo Brasil, o jogador da equipe de Ribeirão Preto é, sem dúvida, um dos esportistas de maior sucesso da cidade nos últimos anos.

Além disso, conseguir uma atuação tão boa assim em um campeonato desse nível não é fácil, tendo em conta que o Campeonato Brasileiro é amplamente reconhecido como o mais forte da América Latina.

Rafael Andriato (ciclismo)

Rafael Andriato – Divulgação

Atleta que sonha em chegar nas Olimpíadas de Tóquio 2020, o ciclista de Ribeirão Preto Rafael Andriato é uma das maiores esperanças do Brasil na bicicleta.

Com muita experiência internacional, Rafael fez carreira na Europa entre 2008 a 2018. O atleta voltou recentemente e veio para disputar competições profissionais numa equipe de Ribeirão Preto.

Recentemente, ele participou de competições no Uruguai, garantindo boas colocações e reconhecimento dentro e fora do país. Marcelo Donnabela, recentemente comemorou o crescimento do ciclista. Ele disse em uma entrevista: “Estamos crescendo no momento certo. O Andriato é o nome que está se destacando”.

Com 31 anos, Rafael tem a possibilidade de chegar nas Olimpíadas do ano que vem e também na de 2024, visto que ainda tem idade suficiente para almejar tão longe.

Esportistas ribeirão-pretanos de potencial para o futuro

Além desses atletas já consolidados citados acima, Ribeirão Preto também tem atletas de muito potencial para o futuro. Um deles é Pedro Motta, nadador que vem dominando entre os competidores de sua idade.

Pedro Motta – Foto Divulgação

Um dos melhores do mundo na categoria dos nascidos em 2001, o ribeirão-pretano é visto como uma das principais promessas das piscinas brasileiras. “Um orgulho para nossa cidade formar atletas dessa qualidade, que se destacam nacionalmente e mundialmente. O Pedro ainda nos trará muitas alegrias nas próximas olimpíadas”, disse Ricardo, secretário de Esportes da cidade.

Além de Pedro, Ribeirão Preto tem outros atletas jovens da base de muito destaque, como Felipe Randi e Vitor Nonino (caratê), Larissa Vieira Machado (basquete), João Pedro Rossi (ciclismo) e outros.

A expectativa é que esses jovens atletas de potencial sejam parte da próxima geração de bons esportistas ribeirão-pretanos que vão manter a tradição esportiva na cidade.

Postagens relacionadas

Em clássico movimentado, Santos e São Paulo empatam por 1 a 1 na Vila Belmiro

Redação 1

De olho na Copinha, Bafo planeja revelar jogadores

Redação 1

Horto distribuiu mais de nove mil mudas este ano 

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com