O esporte é um agente transformador universal. As histórias de pessoas que mudaram de vida a partir de uma modalidade esportiva são inúmeras. Seja no Brasil, ou em qualquer lugar do planeta, o esporte sempre será uma ferramenta de transformação.
Abraçado a isso, o skatista ribeirão-pretano Vinicius Tinoco rumou para os Estados Unidos com dois objetivos. Realizar o sonho de andar de skate na Califórnia, que é conhecida com a Meca do Skate, e aplicar em território americano os ensinamentos que teve na cidade de Ribeirão Preto.
Ainda em 2005, quando era apenas um jovem sonhador, Tinoco trabalhou no projeto social chamado “Skate na Febem”, que era conduzido por seu amigo Sandro Soares, o “Testinha”.
“O nosso objetivo com esse programa era ensinar aquelas crianças que tinham perdido a liberdade que o skate imita a vida. Assim como no esporte, você cai, se machuca e levanta novamente para tentar uma manobra. Na vida nós podemos fazer a mesma coisa quando cometemos algum erro. Essa era a mensagem que a gente passava dentro da Febem, eles tinham cometido erros, mas também poderiam ter a chance de mudar de vida e seguir de forma saudável”, afirmou Tinoco.
Em janeiro de 2006, o sonho do brasileiro, oriundo do Quintino II, bairro que fica localizado na periferia de Ribeirão Preto, começou a ganhar forma. Tinoco embarcou para os Estados Unidos sem falar sequer uma palavra em inglês.
Três anos depois, em 2009, o brasileiro foi para a segunda etapa dos seus sonhos e criou o projeto social “Next Up Foundation”, organização sem fins lucrativos que dá aulas de skate para as crianças. Diferente do que fazia no Brasil, Tinoco procurou um trabalho mais abrangente e preventivo. Desta forma, a missão da Next Up é atender crianças e adolescentes de bairros carentes da cidade de Anaheim, na Califórnia.
O foco do projeto é incentivar os alunos a terem interesse imediato na escola, promover o ensino superior e mostrar aos alunos de ensino básico e fundamental quais carreiras eles poderão seguir quanto chegarem à fase adulta da vida.
Com 11 anos de existência, a Next Up já atendeu mais de 2.700 estudantes entre 10 e 18 anos. No total, mais de 20 mil visitas já foram feitas pelos alunos.
“Quando eu vim para cá eu prometi para o Sandro que faria aqui algo parecido com o que fazíamos no Brasil e em 2009 com a ajuda de alguns amigos eu fundei a Next Up. Esse projeto significa a minha missão de vida”, disse Vinicius Tinoco.
Em entrevista ao “Esporte Espetacular”, em 2017, Tinoco ressaltou a importância do projeto e comparou os índices de pobreza do Brasil com os dos Estados Unidos.
“Nós brasileiros achamos que não tem pobreza nos EUA, não tem necessidade, não tem falta de educação… tem! Aqui os problemas são tão ruins quanto os do Brasil, talvez em diferentes níveis porque os EUA são um país desenvolvido. Aqui existem muitos problemas com drogas.
As crianças que frequentam a Next Up estão expostas a todo tipo de droga que você possa imaginar. Os bairros que são menos privilegiados, não têm escolas públicas boas”, destacou.
A função social do projeto, inclusive, é constantemente reconhecida pelas autoridades de Anaheim. Em 2013, a Next Up recebeu um prêmio na cidade por conta dos excelentes serviços prestados a comunidade.
Já em 2017, o projeto foi premiado pela Transworld Skateboarding, uma das maiores revistas do segmento, também pelos serviços sociais prestados na cidade de Anaheim.
A parceria fez tanto sucesso no município, que hoje a Next Up funciona num prédio publico que foi cedido pela prefeitura de Anaheim. Com uma estrutura melhor, a ideia é levar ainda mais crianças para o projeto.
Qualquer um que quiser pode chegar e usar o espaço. As condições são simples: ter aulas de inglês, matemática e computação duas vezes por semana com os monitores da Next Up Foundation.
“Todas as crianças aqui são skatistas, eles adoram o skate e a gente usa o gancho do skate para chamar atenção deles e educá-los. A nossa missão é através da educação, arte e skate poder tentar quebrar o ciclo de analfabetismo não só de ler e escrever, mas que eles possam ir para o segundo grau, ingressem na faculdade, tentarem ir o mais distante que eles puderem. Atingir o melhor deles! Quebrar também o ciclo com drogas e gangues, porque em Anaheim é forte”, finalizou.
Além das aulas praticas e teóricas, os alunos também participam de palestras com grandes nomes da modalidade. Bob Burnquist, Sandro Dias e Leticia Bufoni são alguns dos skatistas que já falaram para os alunos da Next Up.
O sucesso do projeto em território americano foi tão grande, que o programa pousou também no Brasil. A Next Up hoje conta com polos nas cidades de Ribeirão Preto, Sertãozinho e Franca. Tinoco revelou também que seu sonho é construir a sede do projeto em Ribeirão.
“Eu estou muito feliz com a expansão do nosso projeto. Temos polos em Ribeirão Preto, Sertãozinho e Franca. A minha missão é construir a nossa sede na cidade de Ribeirão Preto e fazer toda essa diferença que a gente faz aqui nos Estados Unidos, na cidade onde eu nasci”, concluiu.
A história de Vinicius Tinoco e a Next Up estão representadas no episódio desta semana do programa Tribuna Vittrine. Num bate papo com Maybi Ohana, Tinoco falou sobre o projeto, expansão e o futuro de seu programa. O Tribuna Vittrine pode ser assistido através das redes sociais do Jornal Tribuna.
Lenda da Califórnia
Um dos maiores nomes da história do Skate, a lenda californiana Tony Hawk, é um dos grandes nomes da modalidade que já passaram pela Next Up. O astro do Skate, que leva o nome da maior franquia de games do esporte, inclusive, elogiou o projeto.
“Gostaria de dizer que eu apoio Next Up Foundation. Eu acredito na missão deles, especialmente incorporando o skate na educação e escolhas saudáveis. Está totalmente de acordo com o que a gente faz na nossa fundação de construir pistas de skate em áreas de baixa renda. Continuem com o trabalho”, afirmou Tony Hawk.