Itamar Gurgel*
Com expectativas muito negativas para o setor empresarial de forma geral, a pandemia da covid-19 vai forçar grandes mudanças de comportamento jamais visto e nem imaginado no mundo dos negócios. Muitos profissionais do Turismo estão alarmados com a “quebradeira” de empresas e a perda do emprego. Muito se comenta que poderá levar anos pra que as coisas voltem ao “novo normal”.
O turismo poderá ser o primeiro ou um dos primeiros setores a superar a crise e puxar a retomada da economia na minha visão. Tenho falado isso desde que a crise se instalou em nosso país.
As empresas e profissionais que superarem este momento, poderão viver um crescimento que jamais imaginava.
Hotelaria capixaba puxa a retomada da economia
Isso mesmo, o setor hoteleiro vem tendo uma procura tão grande (em especial por pessoas que não tinham o costume de viajar) que já estão enchendo os hotéis nos finais de semana na região de montanhas. Quem tiver a oportunidade de circular por estas cidades, observara o que estou analisando.
Dias atrás tive a oportunidade de me hospedar no SESC de Domingos Martins (cidade capixaba – ver nesta página) e comprovar o que tenho visto em outros hotéis das montanhas. Essa tendência aumentará à medida que os protocolos impostos pelas autoridades, de restrição e distanciamento, forem relaxando.
SESC em Domingos Martins
Uma das opções de hospedagem em Domingos Martins, cidade na região montanhosa do Espírito Santo conhecida como Campinho e promovida como “Cidade do Verde” (situada a aproximadamente 42 km da Vitória), é o Centro de Turismo e Lazer do SESC.
O equipamento é novo e atende seus visitantes, desde sua localização privilegiada em meio à natureza, com trilhas para uma caminhada e contemplar o meio ambiente, ate as instalações de hospedagens com equipamentos que atendem as necessidades da família.
MOQUECA CAPIXABA PELO BRASIL
Criado em abril de 1989 na cidade de São Paulo, o Moqueca Capixaba pelo Brasil já circulou por várias regiões em solo nacional. O objetivo é divulgar um das mais conhecidas refeições da gastronomia do Espírito Santo. Quem for ao Espírito Santo não pode deixar de saborear o delicioso prato. Quem não for, deve ficar atento ao evento que percorre o território nacional.