Tribuna Ribeirão
Cultura

Espetáculo narra a imigração italiana

FOTO: CAMILA RIBEIRO

O que faz uma pessoa aban­donar a terra que ama? Deixar para trás familiares, parentes e amigos? Mudar o rumo de toda uma história de vida? Renunciar a todo um projeto sonhado para o seu futuro? Trocar uma reali­dade conhecida e aventurar-se em um mundo desconhecido? Talvez por um espírito aventu­reiro e até inconsequente? Ou por falta de alternativas? In­questionavelmente podemos concluir que tais atitudes só são tornadas realidade em caso de extrema necessidade, quando se tem os pés no chão.

A cultura italiana está pre­sente em todo o mundo. No passado, muitos imigrantes deixaram a Itália e foram para outros países em busca de uma vida melhor e mais digna. A his­tória de tantas famílias que vi­venciaram o mesmo roteiro será contada no espetáculo “Mérica”, durante o 14º Festival da Cultura Italiana de Ribeirão Preto (Fes­titalia 2019), que começa nesta sexta-feira, 6 de setembro, e vai até domingo (8), no Morro do São Bento, no Jardim Mosteiro.

A peça é escrita e dirigida por Celso Rodrigues e tem a participação de atores profis­sionais e amadores da Escola de Teatro Dante Alighieri. No total, são mais de 50 pessoas em cena. A atração faz parte da programação da festa nes­te sábado, 7 de setembro, fe­riado da Independência, e no domingo (8), sempre às 19 horas. O espetáculo retrata a emocionante trajetória de uma família de italianos for­mada pelo casal Nino e Del­fina e pelas filhas Giordana e Donatella.

Os quatro, em decorrência das dificuldades que sofriam na Itália, se viram obrigados a partir para um novo mundo, até então, totalmente desco­nhecido. Tudo isso, no século XIX, em uma época de recursos escassos e poucas informações. “É um espetáculo grandioso, com mais de cinquenta artistas em cena. Além da oportunida­de de assistir à encenação, o pú­blico conhecerá um pouco mais sobre a origem e os costumes do povo brasileiro. O elenco é composto por atores profissio­nais e amadores.”, comenta Cel­so Rodrigues.

Segundo Antonio Sartore, presidente da Società Dante Alighieri, organizadora do evento, o enredo é similar ao de milhares de imigrantes. “Nossos antepassados passa­ram pelos mesmos infortú­nios de uma Itália sofrida e pelos efeitos de um pós-guer­ra. A busca por uma vida me­lhor e mais digna de um povo acuado e sem perspectiva de futuro. Serão momentos inesquecíveis para se saber um pouco mais sobre a histó­ria da Itália. O Festitalia tem como objetivo fazer com que a cultura italiana permaneça sempre viva”, comenta.

As personagens principais são interpretadas por Anibal Leal, Arllen Ribeiro, Débora Rodrigues, Germano Neto, Jana Munhoz, Letícia Felício e Maikon Saian, mas “Mérica” conta com a atuação de Alex Rodrigues, Alexia Meneghini, Aline Seckler, Amanda Cama­cho, Ariadnes Santos, Arthur Diniz, Bruna Gonzaga, Cael Camargo, Carol Amorim, Ci­dinha Nuñez, Daniel Rubens, Diego Teodoro, Dudda No­gueira, Emily Cardoso, Emily Vitória e Fabíola Yumi.ç

Também estão na peça Gio­vana Jade, Glenda Barsi, Ítalo Vidigal, Jean Cardoso, Júlia Ger­mano, Larissa Rodrigues, Laura Lee. Leandro Xavier, Leonardo Baccan, Letícia Brito, Lorrany Moon, Lucas Colbacho, Lucia­na Neres, MaFe, Mari Américo, Mª Cecília Dell Vecchio, Maria Folchetti, Mariana Alves, Mil­lena Soares, Odair Alves, Paulo Bianchi, Rosana Carrijo, Ro­seli Oliveira, Sueli Menez, Suzi Elaine, Valéria Cristina, Vanessa Guimarães, Victor Faria, Vini­cius Cardoso, Vinicius Faria e William Ricardo.

O 14º Festitalia 2019 come­ça nesta sexta-feira (6) e vai até domingo, tem entrada franca e o objetivo de resgatar e promo­ver a cultura italiana por meio de música, dança, teatro, ofici­nas, gastronomia e artesanato. São esperadas mais de 18 mil pessoas, crescimento de 20% em relação ao público de 15 mil do ano passado. A festa da colônia italiana terá 30 horas de programação.

Além da rica culinária ita­liana – vai ter fogazza, gnochi, rondelli, canelone, lazagnas, polentas, massas com molhos diversos, filé ao parmegianno, calzone, pizzas e vinhos – vai ter muita tarantella com o Gruppo Folk Dante Alighieri, coorde­nado pela professora Fernanda Sartor e Silva e contará com co­reografias já consagradas, como “Funiculí, funiculá”, e também por novas, desenvolvidas espe­cialmente para o evento

O festival
O Festitalia é conside­rado patrimônio cultural e imaterial do município e faz parte do Calendário Turís­tico do Estado de São Paulo. Realizado pela Società Dante Alighieri de Ribeirão Preto, com promoção do Programa de Ação Cultural (ProAC) e apoio do governo estadual.

Também apoiam o evento a prefeitura de Ribeirão Preto e da Secretaria Municipal da Cultura. São patrocinadores do evento: GasBrasiliano, Co­ca-Cola Andina Brasil, Grupo Passalacqua, Supermercados Savegnago, Cenourão Super Varejão, Atri Fiat, Honda Koi, Ortovel Ford, Hyundai New e Mialich Supermercados.

Postagens relacionadas

Ribeirão Preto celebra a literatura nacional com o ‘Revolução Poética na Fábrica Literária’

William Teodoro

Curta-metragem Antony será lançado em RP

Redação 2

Casa da Memória Italiana – Museu vai promover Concerto Napolitano

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com