O que faz uma pessoa abandonar a terra que ama? Deixar para trás familiares, parentes e amigos? Mudar o rumo de toda uma história de vida? Renunciar a todo um projeto sonhado para o seu futuro? Trocar uma realidade conhecida e aventurar-se em um mundo desconhecido? Talvez por um espírito aventureiro e até inconsequente? Ou por falta de alternativas? Inquestionavelmente podemos concluir que tais atitudes só são tornadas realidade em caso de extrema necessidade, quando se tem os pés no chão.
A cultura italiana está presente em todo o mundo. No passado, muitos imigrantes deixaram a Itália e foram para outros países em busca de uma vida melhor e mais digna. A história de tantas famílias que vivenciaram o mesmo roteiro será contada no espetáculo “Mérica”, durante o 14º Festival da Cultura Italiana de Ribeirão Preto (Festitalia 2019), que começa nesta sexta-feira, 6 de setembro, e vai até domingo (8), no Morro do São Bento, no Jardim Mosteiro.
A peça é escrita e dirigida por Celso Rodrigues e tem a participação de atores profissionais e amadores da Escola de Teatro Dante Alighieri. No total, são mais de 50 pessoas em cena. A atração faz parte da programação da festa neste sábado, 7 de setembro, feriado da Independência, e no domingo (8), sempre às 19 horas. O espetáculo retrata a emocionante trajetória de uma família de italianos formada pelo casal Nino e Delfina e pelas filhas Giordana e Donatella.
Os quatro, em decorrência das dificuldades que sofriam na Itália, se viram obrigados a partir para um novo mundo, até então, totalmente desconhecido. Tudo isso, no século XIX, em uma época de recursos escassos e poucas informações. “É um espetáculo grandioso, com mais de cinquenta artistas em cena. Além da oportunidade de assistir à encenação, o público conhecerá um pouco mais sobre a origem e os costumes do povo brasileiro. O elenco é composto por atores profissionais e amadores.”, comenta Celso Rodrigues.
Segundo Antonio Sartore, presidente da Società Dante Alighieri, organizadora do evento, o enredo é similar ao de milhares de imigrantes. “Nossos antepassados passaram pelos mesmos infortúnios de uma Itália sofrida e pelos efeitos de um pós-guerra. A busca por uma vida melhor e mais digna de um povo acuado e sem perspectiva de futuro. Serão momentos inesquecíveis para se saber um pouco mais sobre a história da Itália. O Festitalia tem como objetivo fazer com que a cultura italiana permaneça sempre viva”, comenta.
As personagens principais são interpretadas por Anibal Leal, Arllen Ribeiro, Débora Rodrigues, Germano Neto, Jana Munhoz, Letícia Felício e Maikon Saian, mas “Mérica” conta com a atuação de Alex Rodrigues, Alexia Meneghini, Aline Seckler, Amanda Camacho, Ariadnes Santos, Arthur Diniz, Bruna Gonzaga, Cael Camargo, Carol Amorim, Cidinha Nuñez, Daniel Rubens, Diego Teodoro, Dudda Nogueira, Emily Cardoso, Emily Vitória e Fabíola Yumi.ç
Também estão na peça Giovana Jade, Glenda Barsi, Ítalo Vidigal, Jean Cardoso, Júlia Germano, Larissa Rodrigues, Laura Lee. Leandro Xavier, Leonardo Baccan, Letícia Brito, Lorrany Moon, Lucas Colbacho, Luciana Neres, MaFe, Mari Américo, Mª Cecília Dell Vecchio, Maria Folchetti, Mariana Alves, Millena Soares, Odair Alves, Paulo Bianchi, Rosana Carrijo, Roseli Oliveira, Sueli Menez, Suzi Elaine, Valéria Cristina, Vanessa Guimarães, Victor Faria, Vinicius Cardoso, Vinicius Faria e William Ricardo.
O 14º Festitalia 2019 começa nesta sexta-feira (6) e vai até domingo, tem entrada franca e o objetivo de resgatar e promover a cultura italiana por meio de música, dança, teatro, oficinas, gastronomia e artesanato. São esperadas mais de 18 mil pessoas, crescimento de 20% em relação ao público de 15 mil do ano passado. A festa da colônia italiana terá 30 horas de programação.
Além da rica culinária italiana – vai ter fogazza, gnochi, rondelli, canelone, lazagnas, polentas, massas com molhos diversos, filé ao parmegianno, calzone, pizzas e vinhos – vai ter muita tarantella com o Gruppo Folk Dante Alighieri, coordenado pela professora Fernanda Sartor e Silva e contará com coreografias já consagradas, como “Funiculí, funiculá”, e também por novas, desenvolvidas especialmente para o evento
O festival
O Festitalia é considerado patrimônio cultural e imaterial do município e faz parte do Calendário Turístico do Estado de São Paulo. Realizado pela Società Dante Alighieri de Ribeirão Preto, com promoção do Programa de Ação Cultural (ProAC) e apoio do governo estadual.
Também apoiam o evento a prefeitura de Ribeirão Preto e da Secretaria Municipal da Cultura. São patrocinadores do evento: GasBrasiliano, Coca-Cola Andina Brasil, Grupo Passalacqua, Supermercados Savegnago, Cenourão Super Varejão, Atri Fiat, Honda Koi, Ortovel Ford, Hyundai New e Mialich Supermercados.