Na próxima quinta-feira, 11 de maio, às 19h30, o ribeirão-pretano Matheus Arcaro lança seu novo livro, “A Origem do Mundo”, pela editora Patuá, no Armazém Baixada, em Ribeirão Preto. A obra traz 17 contos ilustrados pela artista plástica Leda Braga, com orelha de Micheliny Verunschk e quarta capa de Maria Fernanda Maglio, ambas escritoras premiadas e reconhecidas nacionalmente.
Este é o sexto livro do autor, que já escreveu contos, poesias, romance e não-ficção. O ponto de partida deste livro foi um estudo da Universidade de Brasília (UnB), coordenado por Regina Dalcastagnè, que se transformou em livro. A pesquisa constata que os protagonistas da literatura brasileira, em sua grande maioria, são masculinos – 62% são homens e 81% são heterossexuais.
Com acesso a essa realidade, o autor começou a esboçar os contos levando em conta duas premissas: todos seriam protagonizados por mulheres e deveria prevalecer a diversidade. A multiplicidade de mulheres em relação à idade, etnia, orientação sexual e classe social deveria ser contemplada.
“Em um dos contos, a protagonista é empresária, no outro é mãe solo, no seguinte é negra, no posterior é trans e assim por diante”, explica Matheus Arcaro que, como escreve Maria Fernanda Maglio, no texto de apresentação da quarta capa, é “uma costura de mulheres. Tarsila alinhavada com Eulália, Amanda, Lúcia, Adelaide, Rosa. E na mesma sequência de pontos está Capitu, Macabéa e Deus (sim neste pano Deus é mulher)”.
O objetivo, segundo Matheus Arcaro, é “fotografar intensidades múltiplas do feminino, expressar artisticamente, por meio da escrita em prosa, a profundidade da vida de várias mulheres. Não se trata de retratar experiências, mas de me colocar no lugar do outro por meio da literatura.”
“A noção de ‘lugar de fala’, fundamental sob o ponto de vista sociológico, não pode ser aplicada cruamente quando se trata de arte, já que o trabalho do escritor é justamente ‘viver outras vidas’ a partir de sua criação”, ressalta o escritor Matheus Arcaro. O Armazém Baixada fica na rua Duque de Caxias nº 14. No Centro Velho (Baixada). O livo está disponível em www. editorapatua.com.br.