As escolas da rede municipal de ensino de Ribeirão Preto voltam do recesso escolar nesta segunda-feira, 24 de julho – as férias de meio de ano começaram no dia 17 e terminaram na sexta-feira (21). Em abril, o descanso também ocorreu entre os dias 17 e 21. Ainda haverá recesso em mais um bimestre, de 9 a 11 de outubro.
O ano letivo na rede municipal de ensino de Ribeirão Preto teve início em 6 de fevereiro, e terminará no dia 21 de dezembro. Após esta data, os alunos entram em férias. Já os professores, diretores, monitores, coordenadores, cozinheiros e outros profissionais da área entrarão em recesso no dia 22 de dezembro e voltarão ao trabalho em janeiro para a preparação do ano letivo de 2024.
A Secretaria Municipal de Educação administra 106 escolas de educação infantil – 36 Centros de Educação Infantil (CEIs) e 43 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis), além de 29 parcerias ou conveniadas, com 22.848 crianças. Também responde por 31 escolas de ensino fundamental (Emef) com 23.296 estudantes.
Tem ainda o Centro de Educação Especial Egydio Pedreschi e a Escola Municipal de Ensino Profissional Básico (Emepb) Doutor Celso Charuri – eram 958 matriculados no total – e mais 807 estudantes do programa Educação para Jovens e Adultos (EJA). São 139 unidades escolares.
A Educação diz que o recesso de apenas uma semana é para recuperar ao máximo o tempo que a pandemia de coronavírus tirou das crianças, na escola. Por isso, as aulas na semana que vem já começam com o novo currículo implementado em 2022 em pleno funcionamento em todas as séries.
Na segunda-feira, a Secretaria Municipal da Educação dá sequência ao plano de recuperação da aprendizagem dos pequenos estudantes. A meta é compensar os 18 meses fora das salas de aulas, durante a pandemia. Dentre as novas ações, está a ampliação da carga horária, com a criação da sexta aula para os estudantes do ensino fundamental.
O Programa Municipal de Alfabetização e Letramento garante dois professores em todas as salas do 1º ao 5º ano para reforçar o aprendizado da garotada, além de aulas paralelas de recuperação, no contraturno escolar, com ênfase em Português e Matemática.
Também introduziu as oficinas práticas de leitura e de matemática e promoveu uma reestruturação total da Língua Inglesa no fundamental, além de inserir o idioma na educação infantil. No ano passado, a prefeitura ampliou para três o número de aulas de inglês nos anos iniciais (do 1º ao 5º ano).
Foi para cinco aulas nos anos finais (do 6º ao 9º ano), com material didático totalmente novo, em parceria com a Cambridge University Press & Assessment, condizente com o das escolas de Inglês mais eficientes do país. Para completar, desde o início deste ano, o idioma também foi implantado nas etapas I e II da Educação Infantil, para os alunos de 4 e 5 anos, da pré-escola.
Desde janeiro de 2022, já foram convocados mais de 1.800 professores, entre contratados e efetivos. De 2017 até este ano, foram destinados R$ 113 milhões para a construção de novas escolas, sendo que 15 já foram inauguradas e, até o final do ano que vem, serão 25 novas escolas entregues à população.
Hoje, todas as escolas também possuem câmeras de monitoramento e todas elas (mais de 2.560) são interligadas à Guarda Civil Metropolitana. A climatização também está em fase final de implantação, com quase todos os aparelhos de ar-condicionado instalados. Também recentemente, mais de 2.500 computadores foram adquiridos.
Uniformes de inverno foram distribuídos. A prefeitura de Ribeirão Preto manteve o atendimento para as crianças durante o recesso de julho. Vinte e dois polos municipais de educação infantil e 28 escolas conveniadas permaneceram abertos durante o período de férias.
Segundo a Secretaria Municipal da Educação, o atendimento nas férias escolares faz parte do acordo previsto no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) fechado entre a prefeitura de Ribeirão Preto e a Defensoria Pública do Estado de São Paulo.
Rede estadual voltará dia 25
Os 3.500.000 estudantes matriculados nas escolas estaduais das 91 Diretorias Regionais de Ensino de São Paulo entraram em férias no último dia 3. No calendário, publicado no Diário Oficial do Estado, a data é a mesma em todas as 5.300 mil unidades vinculadas à Secretaria Estadual de Educação. As aulas retornam em 25 de julho para início do segundo semestre.
Em Ribeirão Preto, a rede estadual conta com 83 escolas. A cidade tem mais de 55.000 estudantes matriculados nas unidades, que atendem alunos dos ensinos fundamental e médio. Na área de abrangência da Diretoria Regional de Ensino são 102 escolas estaduais e mais de 63.000 alunos matriculados.
A DRE é composta por mais 13 municípios: Altinópolis, Batatais, Brodowski, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Cravinhos, Luís Antônio, Santa Cruz da Esperança, Santa Rosa de Viterbo, Santo Antônio da Alegria, São Simão, Serra Azul e Serrana.
Dentro do período de recesso, os docentes também tiveram 15 dias de férias, de 3 a 17 de julho. O calendário também prevê o replanejamento em 24 de julho. O cronograma garante o cumprimento dos 200 dias letivos, previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), mas cada escola pode organizar de forma autônoma o próprio calendário pedagógico e de atividades.
O ano letivo na rede estadual teve início em 3 de fevereiro. As férias vão de 3 a 23 de julho e no dia 24 haverá o replanejamento para o segundo semestre, que começa em 25 de julho. As aulas na rede estadual de ensino seguem até 15 de dezembro, segundo a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP).