O programa Escola na TV, uma parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e a Câmara de Vereadores, terá início nesta segunda-feira, 3 de agosto, para os cerca de 47 mil alunos matriculados nas 108 escolas da rede de ensino do município, desde o infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Todos terão acesso a aulas complementares transmitidas na TV Câmara, de segunda a sexta-feira, das oito às 14 horas. A gravação e a transmissão ocorrerão nos estúdios da TV Câmara, tanto com aulas ao vivo, com possibilidade de interação simultânea entre alunos, professores e até mesmo familiares, quanto com conteúdos gravados cedidos por parceiros da secretaria como o Centro de Mídias SP, Vamos Aprender TV e Fundação Lemann.
Além disso, foi criado um canal de WhatsApp – (16) 3977- 9109 – para envio de perguntas e compartilhamento de conteúdo. O programa contará com intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e poderá ser acessado pelos canais 31.4 na TV digital, canal 9 no Ao Vivo TV, e nas páginas do Escola na TV de Ribeirão Preto no Facebook e no Youtube.
“Nossos professores e equipe pedagógica se uniram para tornar esse projeto realidade e, assim, oferecer um conteúdo complementar às atividades de ensino remoto durante a pandemia. Essa iniciativa é fundamental para garantirmos acesso mais democrático às atividades escolares remotas, para fazer com que os estudantes mantenham o hábito dos estudos”, diz o prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB).
A TV é um veículo de comunicação que proporciona maior acesso, ainda mais em um canal aberto como a TV Câmara”, emenda. O programa Escola na TV é uma ação complementar às medidas tomadas pela prefeitura desde que as atividades presenciais foram suspensas em decorrência da pandemia do novo coronavírus. O objetivo é oferecer igualdade de condições para o acesso ao ensino.
A televisão é um veículo universal – e mais democrática porque parte dos alunos não tem acesso à internet. Nogueira diz ainda que a meta é a “permanência na escola, orientar famílias e auxiliar alunos na realização das atividades escolares, fortalecer o vínculo entre escola, alunos e famílias, além de difundir protocolos e medidas para a prevenção ao contágio do novo coronavírus”, explica.
O horário de transmissão será divido para cada etapa de ensino e trabalhará com os temas linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e temas transversais. Outros conteúdos poderão ser oferecidos como reforço, por exemplo, aulas de Libras para os estudantes da educação especial.
A programação será divulgada com uma semana de antecedência aos pais e alunos. A parceria será mantida no período pós-pandemia como alternativa para oferecer atividades pedagógicas complementares, mitigando e corrigindo as consequências da defasagem na aprendizagem dos alunos da rede municipal.
“O objetivo do programa é oferecer conteúdo educacional de qualidade para ser veiculado na TV aberta como estratégia para o ensino remoto. Não pretendemos substituir o conteúdo que está sendo oferecido pelas escolas, mas complementar as atividades com foco em todos os alunos com conteúdos alinhados ao referencial curricular do município”, diz o secretário da Educação, Felipe Elias Miguel.
Ensino remoto
As aulas presenciais da rede municipal de ensino foram suspensas em 23 de março, após publicação do decreto de estado de calamidade pública que interrompeu o funcionamento dos serviços não essenciais em Ribeirão Preto devido à pandemia do novo coronavírus.
A partir daquela data, as escolas municipais adotaram a modalidade de ensino remoto, numa parceria entre diretores e vice-diretores das unidades escolares, coordenadores pedagógicos, docentes e Secretaria da Educação para planejar ações e atividades.
O Programa Escola na TV soma-se às parcerias firmadas com o Google for Education e com o Centro de Mídias, do governo do Estado de São Paulo, que possibilitam outras ferramentas de transmissão e realização das atividades pedagógicas não presenciais.
Os estudantes que não têm acesso à internet, ou mesmo celular ou computador para acompanhar as atividades, têm a opção de retirar os conteúdos impressos na escola. Em Ribeirão Preto, no início deste ano, 46.921 estudantes – 22.696 do ensino infantil e 24.225 do fundamental – estavam matriculados. A rede municipal conta com 108 escolas – há unidades em construção –, das quais 75 unidades de educação infantil e 33 de ensino fundamental.