Por Hugo Luque
O projeto Escola de Ciclismo Pedalando para o Futuro iniciou a fase 9 de suas atividades nesta semana. Deste segunda-feira, o projeto tem promovido a educação no trânsito para crianças de 5 a 12 anos.
Para desenvolver a cidadania e a sustentabilidade, os participantes utilizam bicicletas. Assim, além de tudo, também se exercitam enquanto aprendem.
O Pedalando para o Futuro ensina às crianças leis de trânsito, placas, faixas de pedestre, semáforos e toda a sinalização manual usada por ciclistas. Outro ponto importante é o respeito a idosos, crianças e outros veículos, cada vez mais necessário em tempos de trânsito intenso.
Após a semana de aulas, os participantes são presenteados com uma carteira de habilitação simbólica. Nesta fase, a escola de ciclismo passará por 21 locais, entre eles núcleos e escolas. O Núcleo Alvorada, localizado no Jardim do Trevo, em Ribeirão Preto, recebe esta primeira semana da ação.
O projeto também atenderá crianças de Jardinópolis. Desde a primeira fase, iniciada em 2013, a Escola de Ciclismo Pedalando para o Futuro já atendeu 17,8 mil crianças.