Entre esta quarta-feira, 18 de julho, e a próxima terça (24), será realizada a segunda etapa do projeto “Era uma vez… Brasil”, em São Simão, que reúne jovens de Ribeirão Preto, Araraquara, Rincão, Gavião Peixoto e da cidade-sede. O projeto, realizado pela Origem Produções e patrocínio da RTE Rodonaves e Cutrale, acontece pela primeira vez nos municípios e levará alunos do oitavo ano do ensino fundamental II e professores da rede pública de ensino para um intercâmbio cultural em Lisboa, Portugal.
Nesta segunda etapa, 100 adolescentes participam do campus que acontece em São Simão, durante sete dias, em período integral, com oficinas culturais áudio visuais. Essa etapa é decisiva para a seleção dos estudantes que seguirão para a etapa final do projeto. Em novembro, acontece a última e tão esperada fase: a viagem de dez dias para Portugal com os alunos selecionados, quando os estudantes terão a oportunidade de percorrer os caminhos da corte portuguesa antes da chegada ao Brasil em um intercâmbio cultural em Lisboa.
“O projeto, além de estimular o interesse dos estudantes pela história de nosso país, promove o acesso à educação, cultura e inclusão social. Acredito que essa experiência é uma oportunidade única de conhecer uma cultura diferente, trazendo também aprendizado e conscientização sobre a importância do papel que cada um exerce na transformação e construção de um futuro melhor”, diz Vera Naves, vice-presidente da RTE Rodonaves.
“Em 23 anos lecionando História em escola pública, por mais que eu tentasse encantar meus alunos com os temas trabalhados em sala de aula, com todas as alternativas didáticas que utilizei, foi a primeira vez que alguns alunos mergulharam na possibilidade de percorrer, ao vivo, lugares históricos como se fossem os protagonistas… a expectativa foi marcante”, relata a professora Jozi Rodrigues da Escola Estadual Hely Lopes Meirelles, de Ribeirão Preto.
Este ano, o projeto superou a expectativa em um total de dez cidades e mais de 97 escolas públicas participante de três estados brasileiros: Bahia, Pernambuco e São Paulo. “O projeto vem se consolidando e criando uma rede extremamente importante para o desenvolvimento dos jovens, professores e comunidade. O resultado é o reconhecimento das nossas raízes, a valorização da nossa identidade e o respeito pela diversidade”, explica Marici Vila, diretora executiva da Origem Produções.
O projeto é um programa de atividades que colaboram com o desenvolvimento da cultura nacional e promove o enriquecimento dos alunos envolvidos por meio do contato com diferentes linguagens artístico-culturais, tendo como base o livro 1808, do escritor e jornalista Laurentino Gomes, parceiro do projeto na qual já acompanhou os jovens em 2016 e 2017 na viagem a Portugal.
Mas, muito além de proporcionar uma viagem inesquecível, o projeto estimula os estudantes a compreender a história do Brasil e refletir sobre o cenário atual. O grande prêmio, na verdade, é o de despertar o lado crítico desses adolescentes para que entendam a sua própria história e passem a ver o seu país sob outra perspectiva, é uma possibilidade dos alunos ampliarem a visão sobre os acontecimentos atuais, baseado no olhar histórico.
“É emocionante participar desse projeto e observar esses jovens, alunos de escolas públicas, tendo a oportunidade de conhecer diversos monumentos e ter aula enquanto fazem turismo. O ‹Era uma vez… Brasil› tem um importante significado social e acredito que nenhum dos estudantes vai voltar para casa da mesma forma. É importante que eles assumam a responsabilidade de mudar e transformar suas famílias, a comunidade onde vivem, o município. O Brasil precisa muito disso», destaca o escritor Laurentino Gomes.