Mais uma força do ciclismo nacional estará presente na 72ª Prova Ciclística Internacional 9 de Julho, a mais tradicional disputa do calendário nacional. Depois da ECT Taubaté/Tarumã, a competição confirmou a participação do time São Francisco Saúde/Klabin/SME Ribeirão Preto, que vem de dois resultados expressivos nos últimos dias: o Campeonato Paulista e o Brasileiro na prova de resistência. O grupo, comandado pelo técnico Marcelo Donabella, terá oito ciclistas de Elite na prova marcada para esta segunda-feira, 9 de julho, feriado paulista da Revolução Constitucionalista de 1932.
“A 9 de Julho é uma clássica, com percurso menor e mais plano. Vamos brigar pelo primeiro lugar e tentar deixar nossos velocistas em boas condições para atingir essa meta. Os bons resultados no Paulista e no Brasileiro forma muito importantes e nos deixaram animados e motivados para isso lutar até a volta final”, destaca o técnico Marcelo Donabella.
No grupo de ciclistas que disputará a prova 9 de Julho estarão os dois vencedores recentes, Jeovane de Oliveira, campeão paulista de estrada em 2018, título conquistado em São Carlos (SP), e Rodrigo Nascimento, vencedor do Brasileiro neste fim de semana, em Maringá (PR). Além deles estarão Rafael Andreatto, Leonardo Finkler, Rodrigo Araújo, Cristian Egídio, Marcelo Knapp e Lucas Ribeiro.
A mais importante disputa do ciclismo nacional completará sua 72ª edição em 2018. A Prova Ciclística Internacional 9 de Julho reunirá o melhor do ciclismo nacional as categorias Elite, Aspirante e Federado, percorrendo as principais ruas e avenidas da capital paulista, numa grande festa do esporte. O evento é uma realização da Gazeta Esportiva, com promoção da Fundação Cásper Líbero e organização técnica da Federação Paulista de Ciclismo.
A prova
Instituída em 1932 pelo jornalista Cásper Líbero em homenagem à Revolução Constitucionalista e realizada pelo jornal A Gazeta Esportiva a partir de 1933, a Prova Ciclística 9 de Julho é um patrimônio do esporte brasileiro. O evento se tornou um marco na modalidade, sendo objeto de desejo dos atletas e equipes.
Ao longo dos anos, os principais nomes do país e destaques do exterior prestigiaram o evento, colocando-o em um lugar de destaque nos cenários nacional e internacional. Desde 2015, a prova recuperou o espaço onde surgiu, nas ruas e avenidas paulistanas. Mais informações podem ser obtidas no site www.gazetaesportiva. com/prova9dejulho.
Largadas
Nesta segunda-feira, a 72ª Prova Ciclística Internacional 9 de Julho vai passar pelas principais ruas e avenidas da cidade de São Paulo. Com largada e chegada em frente ao Jockey Club, na avenida Lineu de Paula Machado, a novidade para este ano será a inversão da largada. Ao contrário das edições anteriores, o percurso agora seguirá sentido Cidade Universitária (USP).
Os aspirantes (masculino e feminino) abrirão a competição às 6h45, completando 46,74 quilômetros em duas voltas de 23,37 quilômetros. Já às nove horas, os atletas de elite masculina terão 93,48 quilômetros para cumprir em quatro voltas, enquanto os federados (masculino) terão três voltas de 23,37 quilômetros a serem concluídas. No mesmo horário, às nove horas, elites e federados (feminino) percorrerão os 46,74 quilômetros em duas voltas de 23,37 quilômetros.