Tribuna Ribeirão
Política

Entrevias vai desativar 443 call boxes no dia 1º

FÁBIO MELO

A transformação digital avança rapidamente nos setores de infraestrutura e transportes e o conceito de rodovia inteli­gente renova-se para oferecer a milhões de usuários uma viagem cada vez mais segura e tranquila. Na malha viária sob a concessão da Entrevias, a partir de 1º de janeiro a empre­sa desativará todos os 443 call boxes distribuídos ao longo de 299 quilômetros de vias em Ri­beirão Preto e região.

A companhia será a pri­meira concessionária a desati­var e retirar os equipamentos. A iniciativa faz parte das ino­vações do Programa de Con­cessão de Rodovias do Estado de São Paulo, mas será implan­tada principalmente porque a empresa já oferece a usuários outras tecnologias de comuni­cação, como a rede wi-fi.

Os telefones ficarão inope­rantes nos quilômetros 319,5 e 450 da Rodovia Anhangue­ra (SP-330), até Igarapava, nas rodovias Attílio Balbo e Armando de Salles Oliveira (SP-322), entre Ribeirão Pre­to e Bebedouro, e no Anel Vi­ário Norte (SP-328, Rodovia Alexandre Balbo) e Sul (SP- 322, Rodovia Prefeito Antô­nio Duarte Nogueira).

A expansão do uso de dispositivos móveis e a po­pularização da internet para o mobile estimularam novas necessidades no dia a dia e principalmente no setor de transporte e logística. O call boxe, que já foi novidade no final da década de 90, tem sido substituído pelo uso do celular, assim como o telefone fixo passou a ser substituído pela tecnologia móvel e apli­cativos de troca de mensagens.

O contato dos usuários com o Centro de Controle Operacional (CCO) da Entre­vias já pode ser feita, desde 25 de setembro, pela rede wi-fi instalada nas vias. De manei­ra fácil, rápida e segura, basta o condutor baixar o aplicativo Entrevias SOS e acionar o re­curso operacional necessário falando diretamente com o atendente do CCO. O conta­to poderá ser feito por vídeo, chat ou por voz. Usuários que não têm habilidade com apli­cativos poderão telefonar da forma tradicional para o 0800 da empresa.

Tempo real
Para a expansão da inter­net nas estradas e aplicação do conceito de Rodovia Inteligen­te, a Entrevias implantou 526 postes com antenas de sinal wi-fi. O investimento em in­fraestrutura e tecnologia foi na ordem de R$ 20 milhões. De janeiro a novembro deste ano, o 0800 da empresa registrou 41.458 chamados. São atendi­mentos que geram ocorrên­cias de diferentes tipos, desde solicitação de informação a pedido de socorro. No mesmo período, 4.241 ligações foram originadas de call boxes.

“A Entrevias investe em diferentes recursos integra­dos, como sensores, câmeras e Wif-fi. São equipamentos que juntos garantem mais qualida­de e agilidade no atendimento. Nossos operadores de CCO acompanham on-line tudo o que acontece nas rodovias, através de câmeras de CFTV com imagens de alta resolução e alcance integral das estradas. Com isso, as decisões na hora de acionar recursos operacio­nais são mais rápidas”, comple­ta o presidente da Entrevias, Sergio Santillan. Dúvidas sobre o wi-fi podem ser esclarecidas no wifisos.entrevias.com.br.

Postagens relacionadas

‘Olho de Águia’ terá mais 16 câmeras

Redação 1

“Manobra” da defesa adia depoimentos das testemunhas de Duda

Redação 7

Cobrança por nota ainda gera polêmica

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com