Tribuna Ribeirão
Artigos

Entregue a maior obra viária da cidade 

Duarte Nogueira * 
[email protected] 
 
Entregamos na semana passada, mais precisamente na terça-feira, dia 14, o último trecho do corredor estrutural Norte-Sul, com 21 quilômetros de extensão, para ligar o complexo Ribeirão Verde ao RibeirãoShopping. É uma avenida urbana, mas, pelo formato que ganhou, tem característica de uma rodovia regional. Afinal, temos mais de uma cidade na região que está a cerca de 20 quilômetros de Ribeirão Preto, como Sertãozinho e Cravinhos. O corredor agora concluído passa por 11 avenidas, desde a Antônia Mugnato Marincek até a Coronel Fernando Ferreira Leite. 
 
O eixo Norte-Sul vai atender usuários do transporte público de 20 bairros da cidade. Nos três trechos já entregues anteriormente, o corredor atende mais de 384 mil usuários. A cidade tem que funcionar para que as pessoas possam ser felizes, isso é uma cidade inteligente. Com a finalização do Norte-Sul chegamos à entrega de oito dos 11 corredores planejados. Os demais serão entregues até o final do próximo ano, quando termina o nosso segundo mandato, período em que modificamos completamente e para melhor a mobilidade de Ribeirão Preto. 
 
O quarto e último trecho da obra, tem 2,6 quilômetros e vai atender aos bairros Jardim João Rossi, Jardim Nova Aliança e Vila Ana Maria. A obra também contempla uma ciclovia com  extensão de 350 metros. E foi entregue dentro do prazo estabelecido em contrato. A obra começou no dia 07 de novembro de 2022 e está sendo entregue religiosamente no cumprimento dos doze meses contratuais firmados com a empresa vencedora da licitação. Agora a ligação entre as duas regiões da cidade será muito mais rápida e segura, com espaço exclusivo para os ônibus do transporte coletivo. 
 
E ao mesmo tempo em que trabalhamos na construção do corredor Norte-Sul, atuamos em outras regiões da cidade, construindo pontes, viadutos e túnel, além de readequar as vias que servem ao tráfego de veículos de nossa cidade. O programa Ribeirão Mobilidade conta com mais de 30 projetos de intervenção viária planejados para garantir mais acessibilidade, segurança no trânsito e qualidade de vida à população de Ribeirão Preto. O investimento total se aproxima dos R$ 500 milhões.  
 
Ao todo foram projetados 11 corredores de ônibus em Ribeirão Preto (oito já entregues e três em execução), num total de 56 quilômetros percorrendo as principais avenidas do município, além de obras complementares que irão proporcionar maior conforto a mais de 4,1 milhões de usuários do transporte público urbano. Os veículos – mais confortáveis e menos poluentes – circulam mais rápido porque não disputam mais espaço com os veículos particulares pelas vias da cidade em um grande  e inquestionável ganho de qualidade. 
 
Mas também simultaneamente à readequação de vias e construção de obras de arte para facilitar o tráfego, temos trabalhado no recapeamento de ruas e avenidas auxiliares aos corredores estruturais. Assim como estamos trabalhando na revitalização da avenida 9 de Julho, cartão postal da cidade. São soluções que se encaixam e se completam para tornar a mobilidade – grande desafio de nosso tempo – confortável, segura e rápida, para que as pessoas tenham mais tempo para a convivência familiar e o lazer. 
 
Ainda temos desafios. Muitos deles na área de mobilidade. Mas vamos vencer com trabalho e dedicação. Os obstáculos é que nos movem para a busca de transformações que melhorem a vida das pessoas. Por isso aproveitaremos cada um deles para fazer mais e melhor pela cidade. 
 
* Prefeito de Ribeirão Preto   

Postagens relacionadas

A covid-19 – Panorama atual parte III

Redação 1

O concílio e o ecumenismo! Parte I

William Teodoro

A Lei do Superendividamento: Uma luz no fim do túnel

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com