Alguém não entendeu a mensagem. Em nome de um site (www.soberano.com.br), pessoas que se Maçons da cidade de Curitiba-PR distribuíram em jornais e revistas de todo o país, anúncios “convocando” futuros irmãos para “descobrir os ensinamentos” da Maçonaria e a “harmonia e a paz na terra”.
Os anúncios, no entanto, provocaram uma reação contrária nas entidades que representam as lojas em todo o país, que distribuíram uma nota conjunta de repúdio contestando a forma como se “convidava” irmãos a integrar as lojas.
A nota, assinada pela Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo (GLESP) e pelo Grande Oriente de São Paulo (GOSP) alerta que esses anúncios mancham a história de uma instituição que existe há mais de 300 anos e que – alicerçada em princípios éticos e morais – a Maçonaria não é um produto a ser vendido. As entidades lembram que para ser maçon uma pessoa precisa ser convidado por um membro e passar por uma série de critérios rígidos.