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Ensino superior: hora de evoluir ou retroagir?

É mais do que conhecida a preferência de recrutadores, profissio­nais de recursos humanos e líderes de equipes por profissionais ver­sáteis, que possuem capacidade de transitar por diferentes áreas do conhecimento. Essa formação multidisciplinar e transversal também se mostra cada vez mais fundamental para a academia compreender e colaborar com uma sociedade cada vez mais conectada.

Foi com este pensamento que, com uma proposta pioneira, em 2005, a Fuvest abriu inscrição do processo seletivo para a primeira turma do Curso de Economia de Economia Empresarial e Controladoria (“ECEC”) da Faculdade de Economia, Adminis­tração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP).

O curso buscava justamente inovar a proposta curricular peda­gógica brasileira quanto a formação de profissionais voltados a área de negócios por meio da junção disciplinar de dois cursos tradicio­nais, de Ciências Econômicas e de Ciências Contábeis, tendo como diferencial primordial um enfoque no estudo em Finanças.

Buscava-se assim formar profissionais completos e versáteis, que tivessem facilidade em solucionar conflitos, detectando e diag­nosticando problemas e propondo soluções. Para isso, o curso foi construído reunindo conhecimentos em economia, contabilidade financeira e gerencial, métodos quantitativos e estatísticos, tributa­ção, direito econômico e finanças.

Hoje, dez turmas já se formaram. E qual o resultado dessa experiência? Houve evasão, assim como todos os demais cursos superiores, mas o bacharel em Economia de Economia Empresarial e Controladoria conquistou seu espaço no mercado. Geralmente, é um profissional reconhecido por sua flexibilidade, reunindo boa eloquência e poder argumentativo, dos economistas, com a facilida­de com os números e a capacidade analítica,dos contadores.

Há egressos em cargos gerenciais em grandes companhias como Amazon, AB-InBev, ItaúUnibanco, GPA e em muitas outras organi­zações nacionais e internacionais. Inclusive, esse profissional muitas vezes também se interessa pelo terceiro setor, pelo setor público e pelo meio acadêmico.

Reflexo deste sucesso é que a demanda pelo curso na Fuves­tcresceu e a relação candidatos por vaga aumenta a cada ano. Outras instituições de ensino passaram a se inspirar nessa iniciati­va pioneira da FEA-RP/USP, desenvolvendo novos cursos também focados na formação multidisciplinar do profissional de contabili­dade e de economia.

Todavia, a pesar de toda essa aprovação do mercado de traba­lho e do aumento na demanda dos estudantes, existem iniciativas conservadoras que estudam um retrocesso. Discussões internas e minoritárias, sem apoio na comunidade acadêmica, visam substituir essa formação interdisciplinar e moderna por cursos tradicionais, de Ciências Econômicas, que podem ser encontrados em todas as demais instituições de ensino espalhadas pelo país.

Como se justificaria essa proposta de extinção do curso? A Uni­versidade de São Paulo irá retroagir para evitar eventuais conflitos internos de interesses inerentes ao dia a dia de qualquer atividade econômica que envolva relacionamentos humanos e atendimento ao público? Uma vez que o mercado de trabalho está satisfeito e elogiando as capacidades desenvolvidas por esses bacharéis, não se pode alegar que o curso não está atendendo a sociedade.

Além disso, pergunta-se: se não for para a USP a inovar na for­mação dos futuros líderes do Brasil, quem poderia? Como se pode revolucionar o mercado de trabalho sem a iniciativa de grandes ins­tituições de ensino superior em reformular as propostas curriculares de formação profissional? O mercado profissional atual implora por inovações, pelo aumento da produtividade e pela formação multidis­ciplinar e são essas instituições que tem a capacidade de discutirem, estudarem e proporem essas inovações.

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