Tribuna Ribeirão
Artigos

Energias renovadas para um novo ciclo

Estamos iniciando um novo ciclo de vida. A cada ano encerrado renovamos as esperanças de dias melhores. Fazemos novos planejamentos, estabelecemos novas metas. Porque a esperança também precisa de ações afirmativas. É sempre revigorante iniciar novas etapas. Principalmente quando podemos vislumbrar novas possibilidades de sucesso, novas chances de êxito em nossas tarefas.

É assim que vislumbro 2018. Um ano de recuperação econômica, de retomada do crescimento e de redução dos problemas que enfrentamos no País, com a diminuição gradual da taxa de desemprego e o surgimento de novas oportunidades, após longo período de retração da economia. E os reflexos positivos poderão ser sentidos pelas pessoas.

Em Ribeirão Preto a melhora no ambiente econômico já começou a ser sentida em meados do ano passado, e tende a se ampliar com a reação positiva dos indicadores econômicos nacionais, por tratar-se de um ciclo, onde a criação de novas fontes de renda resultam em mais vendas no comércio, que revertem em mais empregos e melhor arrecadação pública, que se transforma em ampliação dos benefícios públicos.

Recortando essa afirmação para Ribeirão Preto, tenho a oportunidade de ampliar meu otimismo. Na Administração Municipal, passamos por momentos bastante difíceis em 2017, quando tivemos que pagar dívidas e reduzir despesas para evitar um grande rombo fiscal, que poderia chegar a R$ 350 milhões. O balanço consolidado mostrará que houve equilíbrio entre receitas e despesas.

No pagamento de dívidas, a prefeitura superou os R$ 233 milhões. Quitou débitos com fornecedores que permaneciam sem pagamento desde 2015. Parcelou outros débitos maiores que já começaram a ser pagos.

O valor desembolsado em 2017 seria suficiente para a construção, por exemplo, de quase 2 mil unidades habitacionais como as que estão em edificação no empreendimento Vida Nova Ribeirão. A comparação só é feita aqui para que se tenha a dimensão do problema equacionado.
Com as contas em ordem e o orçamento equilibrado há espaço para novos investimentos, já planejados, para a cidade. E o começo será nos próximos dias, quando terão início obras de recapeamento já licitadas e com grande economia de recursos, o que permitirá melhoria em outros trechos.

Assim será em outros setores, principalmente de infraestrutura e zeladoria da cidade, que terão significativo reforço de investimentos, sem que outras áreas deixem de ser contempladas. Teremos um ano de trabalho intenso, assim como ocorreu em 2017. Mas afastada parte das dificuldades, os resultados serão muito melhores.

Estou seguro que teremos um bom ano. Não será, certamente, na velocidade desejada. Haverá ainda muitos desafios a serem transpostos, felizmente com recursos mais compatíveis.

Postagens relacionadas

Conto “El viaje”, de Delfina Acosta

William Teodoro

Para onde está indo nossa querida “Terra Brasilis”?

Redação 1

Sobre o Estilingue e a Rosa 

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com