Tribuna Ribeirão
DestaqueEducação

Enem: Taxa de abstenção chega a 28,1% 

Inicialmente, prazo terminaria nesta sexta (Joédson Alves/Agência Brasil)

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou uma taxa de faltosos de 28,1%. Os dados foram divulgados pelo ministro da Educação, Camilo Santana, na noite de domingo, 5 de novembro. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é o  responsável pelo exame.

Segundo o Inep, 3.933.870 pessoas se inscreveram para fazer a prova. O primeiro dia teve 4.293 participantes eliminados por portarem aparelhos eletrônicos, saírem de sala antes do horário permitido ou não seguir as orientações dos fiscais.

Atingido por fortes chuvas na sexta-feira (3), o Estado de São Paulo registrou um índice de abstenção de 26,8%, abaixo da média nacional. O ministro da Educação, Camilo Santana, disse que os estudantes prejudicados pelas condições climáticas no país poderão participar do Enem 2023 na reaplicação de novas provas nos dias 12 e 13 de dezembro.

Ele garantiu que os problemas com a falta de energia elétrica em locais de aplicação de provas, no estado de São Paulo, foram resolvidos. Estudantes de 17 cidades da macrorregião participam do Enem 2023. São 32.519 jovens e adultos. Em Ribeirão Preto são 12.199. Nas quatro principais cidades da macrorregião são 21.272 estudantes.

Além dos 12.199 ribeirão-pretanos, há 5.412 de Franca, 2.143 de Sertãozinho e 1.518 de Jaboticabal. A Polícia Federal prendeu 26 pessoas que se inscreveram no Enem e tinham mandados de prisão em aberto, ou seja, estavam foragidas da Justiça.

As detenções foram realizadas ao longo da última semana, inclusive nos dias que antecederam a aplicação das primeiras provas para ingresso em universidades de todo o país. Somente no domingo, a PF prendeu 19 investigados.

Em 2022, os agentes da Polícia Federal capturaram 30 foragidos da Justiça durante a realização do Exame. Camilo Santana afirmou que a Polícia Federal realizou diligências para apurar sobre a divulgação de fotos da prova que circularam nas redes sociais.

O ministro da Educação, Camilo Santana, descartou, nesta segunda-feira (6), o cancelamento do Enem após o vazamento de imagens da prova no domingo. “De forma alguma”, disse, quando questionado sobre a possibilidade de cancelamento.

Segundo ele, a PF teria identificado suspeitos de compartilharem o conteúdo em Pernambuco e no Distrito Federal. Santana garantiu, no entanto, que a veiculação das imagens ocorreu após o início da prova. Ele afirmou ainda que o próprio Inep já havia divulgado o tema da redação antes de as imagens começarem a circular.

No primeiro dia de avaliações, os candidatos fizeram as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação. Nesta edição, os candidatos tiveram de escrever sobre “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

No próximo domingo (12), os estudantes realizam os testes de Matemática e Ciências da Natureza. Os portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 13 horas. Os gabaritos oficiais das duas provas do Enem 2023 serão divulgados no dia 24 de novembro e poderão ser acessados na seção “Provas e Gabaritos” do portal do Inep. 

Os resultados individuais serão disponibilizados em 16 de janeiro de 2024.  Os candidatos poderão consultar suas notas, a partir desta data, na Página do Participante do Enem. A partir do dia de divulgação dos resultados, o MEC tem o prazo de 60 dias para permitir o acesso do participante ao espelho da redação. O documento também ficará disponível na Página do Participante do Enem.

 

Postagens relacionadas

Prédio na Praia Grande ganha escoras metálicas 

William Teodoro

Continuidade da adesão ao Mais Alfabetização terá prazo aberto

Redação 1

Educação – Justiça barra volta de servidores ao trabalho

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com