O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou uma taxa de faltosos de 28,1%. Os dados foram divulgados pelo ministro da Educação, Camilo Santana, na noite de domingo, 5 de novembro. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é o responsável pelo exame.
Segundo o Inep, 3.933.870 pessoas se inscreveram para fazer a prova. O primeiro dia teve 4.293 participantes eliminados por portarem aparelhos eletrônicos, saírem de sala antes do horário permitido ou não seguir as orientações dos fiscais.
Atingido por fortes chuvas na sexta-feira (3), o Estado de São Paulo registrou um índice de abstenção de 26,8%, abaixo da média nacional. O ministro da Educação, Camilo Santana, disse que os estudantes prejudicados pelas condições climáticas no país poderão participar do Enem 2023 na reaplicação de novas provas nos dias 12 e 13 de dezembro.
Ele garantiu que os problemas com a falta de energia elétrica em locais de aplicação de provas, no estado de São Paulo, foram resolvidos. Estudantes de 17 cidades da macrorregião participam do Enem 2023. São 32.519 jovens e adultos. Em Ribeirão Preto são 12.199. Nas quatro principais cidades da macrorregião são 21.272 estudantes.
Além dos 12.199 ribeirão-pretanos, há 5.412 de Franca, 2.143 de Sertãozinho e 1.518 de Jaboticabal. A Polícia Federal prendeu 26 pessoas que se inscreveram no Enem e tinham mandados de prisão em aberto, ou seja, estavam foragidas da Justiça.
As detenções foram realizadas ao longo da última semana, inclusive nos dias que antecederam a aplicação das primeiras provas para ingresso em universidades de todo o país. Somente no domingo, a PF prendeu 19 investigados.
Em 2022, os agentes da Polícia Federal capturaram 30 foragidos da Justiça durante a realização do Exame. Camilo Santana afirmou que a Polícia Federal realizou diligências para apurar sobre a divulgação de fotos da prova que circularam nas redes sociais.
O ministro da Educação, Camilo Santana, descartou, nesta segunda-feira (6), o cancelamento do Enem após o vazamento de imagens da prova no domingo. “De forma alguma”, disse, quando questionado sobre a possibilidade de cancelamento.
Segundo ele, a PF teria identificado suspeitos de compartilharem o conteúdo em Pernambuco e no Distrito Federal. Santana garantiu, no entanto, que a veiculação das imagens ocorreu após o início da prova. Ele afirmou ainda que o próprio Inep já havia divulgado o tema da redação antes de as imagens começarem a circular.
No primeiro dia de avaliações, os candidatos fizeram as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação. Nesta edição, os candidatos tiveram de escrever sobre “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
No próximo domingo (12), os estudantes realizam os testes de Matemática e Ciências da Natureza. Os portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 13 horas. Os gabaritos oficiais das duas provas do Enem 2023 serão divulgados no dia 24 de novembro e poderão ser acessados na seção “Provas e Gabaritos” do portal do Inep.
Os resultados individuais serão disponibilizados em 16 de janeiro de 2024. Os candidatos poderão consultar suas notas, a partir desta data, na Página do Participante do Enem. A partir do dia de divulgação dos resultados, o MEC tem o prazo de 60 dias para permitir o acesso do participante ao espelho da redação. O documento também ficará disponível na Página do Participante do Enem.