A edição de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já tem data confirmada: 13 e 20 de novembro, quando as provas das versões impressa e digital serão aplicadas. O anúncio foi feito no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 29 de abril. As inscrições começam no dia 10 de maio e se encerram no dia 21.
Interessados devem acessar a página oficial do participante (https://enem.inep.gov.br/participante/#!). Nesta sexta-feira terminou o tempo limite para a apresentação de recursos para aqueles estudantes que tiveram o pedido de taxa de isenção negado. No caso de solicitações negadas, os alunos têm até o dia 27 de maio para efetuar o pagamento de R$ 85.
No ato da inscrição o estudante deve escolher qual formato irá fazer na prova: digital ou impressa. No site, é reforçado que, mesmo optando pela opção informatizada, é necessário se deslocar para o local da prova indicada pelo participante, pois não há alternativa de realizar o exame em casa.
Os estudantes vão realizar provas de quatro áreas de conhecimento, além da redação. No momento da inscrição o aluno também deve decidir qual língua estrangeira será aplicada na prova individual. Ao todo, são 180 questões objetivas.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, no Diário Oficial da União, o edital com as regras – diretrizes, procedimentos e prazos – do Enem de 2022 na versão impressa. Entre as novidades desta edição está a possibilidade de os candidatos fazerem a inscrição utilizando nome social.
O Inep informou que manterá a adoção de alguns procedimentos adequados à situação de emergência em saúde pública decorrentes da pandemia. A inscrição do participante e as solicitações por atendimento especializado deverão ser feitas por meio da Página do Participante, entre os dias 10 e 21 de maio de 2022 (horário de Brasília). Será necessário, aos candidatos, informar data de nascimento e Cadastro de Pessoa Física (CPF).
O resultado dos pedidos de atendimento especializado será publicado no dia 7 de junho, data em que se inicia o prazo para a apresentação de recurso (que se encerra em 12 de junho). O resultado do recurso será divulgado em 22 de junho. A taxa de inscrição, de R$ 85, deverá ser paga até o dia 27 de maio. De acordo com o edital publicado ontem, não será possível alterar a opção (exame impresso ou digital) após a inscrição ter sido concluída.
Participantes que obtiverem isenção da taxa de inscrição e não comparecerem às provas deverão justificar sua ausência no sistema de isenção do Enem 2023, caso desejem solicitar nova isenção para exames posteriores. O Inep ressalta que o participante que optar por se inscrever no Enem 2022 impresso não poderá se inscrever na edição digital, que terá edital próprio, ainda a ser divulgado pelo instituto.