Tribuna Ribeirão
Educação

Enem: abstenção recorde é de 55,3%

O segundo dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 teve 55,3% de faltas, abstenção recorde no exame, de acordo com o Institu­to Nacional de Estudos e Pesqui­sas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Do total de 5.523.029 inscritos no exame, menos da metade, 2.470.396, compareceu aos locais de prova. O índice foi maior que no primeiro dia, quando 51,5% dos inscritos não compareceram às provas.

Na macrorregião de Ribei­rão Preto, havia 48.349 estudan­tes de 19 cidades inscritos. Para esta segunda etapa, 14 mil locais de prova e 205 mil salas em todo o Brasil foram reservados para o exame, segundo o Inep, liga­do ao Ministério da Educação (MEC). O Enem digital está marcado para os dias 31 de ja­neiro e 7 de fevereiro.

Ribeirão Preto (16.250) e Franca (8.063) concentram aproximadamente a metade dos cadastrados da macrorre­gião. Os demais são de Barretos (2.915), Barrinha (660), Batatais (1.697), Bebedouro (1.837), Ca­juru (519), Guaíra (771), Ituve­rava (2.136), Jaboticabal (2.326), Monte Alto (936), Orlândia (1.506), Pitangueiras (577), Pontal (812), Santa Rosa de Vi­terbo (892), Serrana (926), Ser­tãozinho (3.130), São Joaquim da Barra (1.455) e Taquaritinga (941 inscritos).

A média histórica de absten­ção no Enem, segundo o Inep, é de cerca de 27%. O recorde anterior havia sido registrado em 2009, com 37,7% de abs­tenção. Foram eliminados no segundo dia 1.274 participantes por descumprirem as regras do exame, além de 14 emergências médicas. No primeiro dia, 2.967 candidatos foram eliminados. De acordo com o presidente do Inep, Alexandre Lopes, o núme­ro de faltosos foi maior do que o esperado, mesmo assim, a reali­zação do exame foi vitoriosa.

“Têm vários motivos que podem levar as pessoas a faze­rem ou não a prova do Enem, é uma decisão individual e eu respeito a decisão individual das pessoas. O que é importan­te é o Inep assegurar a oportu­nidade e isso nós fizemos. Esta­mos dando a oportunidade de quem quer fazer o Enem poder fazer”, diz. “Conseguimos asse­gurar, no meio da pandemia, que 5,6 milhões pudessem fazer a prova e que 2,5 milhões fizes­sem as provas. Acho que isso é uma vitória”, acrescenta.

Segundo Lopes, o segundo dia transcorreu com tranqui­lidade. Não houve, até o mo­mento, notificações de pessoas que foram impedidas de reali­zar o exame por conta da lota­ção das salas, como ocorreu no primeiro dia de aplicação. O Inep atualizou os números di­vulgados no último domingo. Até o momento, foi confirma­do que isso ocorreu em onze cidades, em 37 escolas.

Tanto esses estudantes quanto os participantes que fo­ram prejudicados por questões logísticas, como falta de luz no local de prova, e aqueles que não fizeram o exame por apre­sentarem sintomas de covid-19 ou outra doença infectoconta­giosa terão direito a fazer o exa­me na data da reaplicação, nos dias 23 e 24 de fevereiro.

O pedido para participar da reaplicação deve ser feito na Pá­gina do Participante. O sistema foi aberto nesta segunda-feira (25). O prazo vai até o dia 29. Os resultados serão divulgados no dia 12 de fevereiro, quando os estudantes saberão se os pedidos foram aceitos ou não.

Segundo o Inep, até o mo­mento, 18.210 candidatos soli­citaram a reaplicação por conta de doenças infectocontagiosas. Desses pedidos, o Inep aceitou 13.716. “Nesses casos não é pre­ciso pedir a reaplicação porque o pedido foi feito no sistema, já foi deferido. Para essas pessoas, já estamos trabalhando na elabo­ração da prova.

Enem 202
Lopes confirmou a reali­zação este ano do Enem 2021. Segundo ele, a prova deverá ocorrer no final do ano, entre novembro e dezembro. A autar­quia se prepara para realizar o exame novamente em um am­biente de pandemia.

“Vamos fazer o Enem no fi­nal do ano, também no ambiente de pandemia. Entendemos que a aplicação do Enem em novem­bro, dezembro será sob a cortina da pandemia. Em breve, soltare­mos o edital do Enem 2021. Pre­cisamos começar agora a prepa­rar a aplicação do Enem”, diz.

De acordo com Lopes, é importante que o Inep man­tenha o calendário das avalia­ções para que a sociedade não seja prejudicada e para que os estudantes não interrompam a trajetória de estudos.

Gabaritos
O Enem 2020 tem uma ver­são impressa, que começou a ser aplicada no último domin­go (17) e terminou neste do­mingo, e uma digital, [LINK: https://agenciabrasil.ebc.com. br/educacao/noticia/2021-01/ presidente-do-inep-explica­-como-sera-primeira-edicao­-do-enem-digital] realizada de forma piloto para 96 mil can­didatos, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

As notas do Enem podem ser usadas para acessar o ensino superior e participar de progra­mas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Progra­ma Universidade para Todos (ProUni). O gabarito das provas da edição impressa será divulga­do na quarta-feira (27).

Postagens relacionadas

Prazo para inscrição no Prouni termina nesta sexta-feira

William Teodoro

Educação financeira nas escolas

Redação 1

FEA-USP Ribeirão elege nova diretoria

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com