O Encontro Nacional de Folia de Reis de Ribeirão Preto chega à sua 26ª edição. Como sempre, o evento deste ano será no último domingo de janeiro, dia 28, das 9 às 22 horas, na praça José Rossi, na Vila Virgínia, Zona Oeste da cidade, com entrada franca. A Secretaria Municipal da Cultura estima um público de 20 mil pessoas. Cerca de 45 companhias de várias cidades de diversos estados devem participar, mas a programação só será anunciada no início desta semana.
Uma missa dará início à programação, seguida pelo hasteamento das bandeiras de Nossa Senhora Aparecida, bandeira de São Sebastião e bandeira de Reis e por apresentações musicais. A comemoração é uma das mais importantes da cultura popular folclórica e celebra de maneira diferente o nascimento de o menino Jesus e a visita dos três Reis Magos. Anualmente, a festa reúne milhares de devotos e voluntários. Todos os anos, uma companhia é homenageada.
A folia de reis tem como objetivo resgatar raízes e preservá-las como bem imaterial da cidade. “O futuro sempre será valorizado por meio da cultura popular, interagindo com diversas manifestações que revelam a identidade do nosso povo”, comenta Carminha Rezende, representante da Secretaria Municipal da Cultura na organização. O encontro oferecerá aos visitantes uma completa infraestrutura com segurança, banheiros, água e ambulância.
Em 2017, apesar do público fiel, o número de companhias diminuiu em função da crise enfrentada pelas prefeituras – foram 30, sendo que em 2016 a cidade recebeu quase o dobro. No ano passado, o prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) e o então secretário da Cultura, José Carlos Ferreira de Oliveira Filho, participaram da abertura – a atual titular da pasta é Isabella Pessotti. Foi uma festa com muita comida boa. Foram servidas cerca de duas mil refeições no salão da Igreja Paroquial Santa Maria Goretti, e o cardápio variado tinha muito arroz, feijão, carne, macarronada, salada e, claro, muita fartura, como manda a tradição.
Os visitantes também tiveram uma estrutura de primeira com barracas de comida, churrasquinho, artesanato, brinquedos espalhados no entorno da praça Jose Rossi. A Secretaria Municipal de Cultura recepcionou os foliões como uma tenda na entrada, o Departamento de Água e Esgotos (Daerp) distribuiu água, a Empresa de Trânsito e Transporte Urbano (Transerp) organizou o trânsito e a Coordenadoria de Limpeza Urbano (CLU) providenciou lixeiras no ecoponto da praça, além da instalação de banheiros químicos.