Será inaugurada neste domingo, 6 de abril, na cidade de Encantado, no Rio Grande do Sul, a maior estátua de Cristo do Brasil. O monumento tem 43,5 metros de altura, cinco a mais que o Cristo Redentor do Rio de Janeiro. A estrutura gaúcha é feita em aço e concreto armado e pesa 1.712 toneladas.
Há a expectativa de que a estátua seja capaz de movimentar o turismo na região do Vale do Taquari, atingida fortemente pela catástrofe das chuvas no ano passado. Encantado fica 145 quilômetros distante da capital Porto Alegre. A imponente obra, esculpida pelo artista Markus Moisés Rocha Moura, foi construída ao longo de dois anos.
Os recursos vieram de de doações e arrecadações promovidas pela comunidade organizada a partir da Associação Amigos de Cristo de Encantado (AACE). Segundo a página do empreendimento, não houve recursos públicos empregados em sua construção.
A estátua fica no Morro das Antenas, 400 metros acima do nível do mar. O local é considerado um marco da cidade por ter sido onde começou o fornecimento de energia elétrica para o município. Além da estátua, o Complexo do Cristo Protetor tem outras instalações como uma capela de vidro e uma fonte representando os doze apóstolos de Jesus.
O parque também terá o “Caminho dos Salmos”, marcando pontos de peregrinação e indicando a distância até o Cristo. O Cristo Protetor tem seis metros de pedestal e 39 metros de envergadura. Um fragmento da mão direita da obra foi abençoado pelo papa Francisco.
O papa Francisco enviará a Encantado o cardel Silvano Maria Tomasi. A estátua tem 37,5 metros de altura e seis metros de pedestal, totalizando 43,5 metros, tamanho quase parecido com o do Cristo Redentor do Rio de Janeiro, um dos monumentos mais visitados do Brasil, com dois milhões de pessoas por ano.
O religioso italiano, atual delegado especial do papa junto à Ordem Soberana e Militar de Malta, trará a bênção papal para o complexo, que se tornará um importante centro de peregrinação e turismo religioso. Com 84 anos, o cardeal Tomasi possui uma vasta experiência.
Foi observador permanente da Santa Sé no escritório das Nações Unidas em Genebra, na Suíça, e colaborador do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral. Na solenidade também estará presente o cardeal Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
A visitação estará aberta sábado, domingo e feriados, das nove às 17 horas. O ingresso para visitar o parque custa R$ 30 para adultos. Crianças até 12 anos não pagam. Idosos e moradores da cidade pagam R$ 15. Em 2021, os prefeitos do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e de Encantado, Jonas Calvi, trocaram provocações em tom bem-humorado nas redes sociais.
Eduardo Paes usou o X (ex-Twitter) para escrever: “Construir estátua maior é moleza! Quero ver é ter essa vista… “ A frase acompanhava uma foto do Cristo Redentor de costas, com a Baía de Guanabara e o Pão de Açúcar ao fundo. Calvi respondeu aproveitando para chamar os turistas a conhecer a cidade gaúcha.
“Sem discussão. O Rio de Janeiro continua lindo e o mundo inteiro já conhece. Agora venham todos conhecer o Cristo Protetor de Encantado e as belezas do Vale do Taquari, conhecer nossa cultura e saborear nossa culinária maravilhosa!”, escreveu.
A Associação Amigos de Cristo de Encantado estima que duas mil pessoas, incluindo doadores, associados, autoridades políticas e religiosas, participarão da inauguração oficial do complexo neste domingo. A abertura ao público para visitação será das 14 às 18 hopras, mediante a aquisição de tíquetes.