Há 23 anos, o norte-americano Ivan Misner, especialista em comportamento organizacional, criou o Business Networking International (BNI), um método com o objetivo de amplificar negócios por meio de redes de contato, o chamado networking. O sistema ganhou adeptos pelo mundo todo e em 2015 chegou a Ribeirão Preto, onde empresários apostam na criação de Misner para driblar a crise e fechar negócios por meio do GiversGain ou ganhar contribuindo.
“Os membros se ajudam, fazem referências positivas sobre outros membros, indicam os serviços dos demais integrantes para toda a rede de contatos de cada um, possibilitando o fechamento de vários negócios. Em suma, cada um usa dos próprios contatos e da própria credibilidade para vender os serviços do outro”, explica Jefferson Almeida, especialista em consórcios e presidente do grupo em Ribeirão Preto.
O grupo contempla empresas de vários segmentos. São escritórios de advocacia, arquitetura, contabilidade, além de profissionais liberais, prestadores de serviços e empresas de diferentes ramos.“A previsão é que ao longo do tempo o grupo aumente ainda mais. É uma estratégia que tem ajudado muitos. Estamos felizes com os resultados”, explicou o empresário Vinícius Rocha, à frente de uma empresa especializada em cerimoniais.
São realizados encontros semanais. Segundo os participantes para trocas de experiências, análise do mercado e da economia, além de avaliação de resultados. Há ainda a reunião entre dois empresários, o chamado 1×1, em que eles ficam conhecendo melhor o trabalho um do outro, para indicar para a rede de contatos.
Qualquer empresário pode participar, desde que não haja conflito com a mesma área de atuação de outro membro, ou seja, é apenas uma empresa por segmento.
Paulo Melo, empresário especialista em construir casas de alto padrão, disse que as vantagens de fazer parte do grupo BNI Estilo é evoluir como empresário. O empresário está no grupo há um ano e afirma ter recebido mais de R$ 2 milhões no período por meio de referências. “O grupo é uma escola prática de empreendedorismo”, diz.
Patrícia Polo é proprietária de uma empresa especializada em administração de condomínios e participa há 6 meses. Ela diz que a vantagem foi o networking, com contatos expandidos e atingindo o objetivo de aumentar a carteira de clientes, “bem como aproveitar para divulgar a marca da empresa entre os membros do grupo”.
“Fazer parte de uma organização de networking facilita as empresas passarem por momentos complicados. Os resultados são sólidos, já que cada empresário utiliza a própria credibilidade para vender o serviço do outro. O GiversGain funciona! Todos nós nos ajudamos. Construímos. E o mais legal é que não há concorrência no grupo. Apenas uma empresa por especialidade. Ou seja, são 34 pessoas indicando pra toda sua rede de contatos, cada um dos serviços do outro membro. Todos ganham”, finaliza Jefferson Almeida.