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Empresa retoma obra de viaduto

A obra remanescente do viaduto sobre a rotatória das avenidas Mogiana e Brasil, na Zona Norte de Ribeirão Preto, uma das várias intervenções que compõem o pacote do Programa Ribeirão Mobilida­de, foi retomada nesta segun­da-feira, 15 de maio, quatro dias após o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) assinar a or­dem de serviço e 18 meses de­pois de ser abandonada pela primeira empresa – a segunda nem iniciou os trabalhos.

A Autem Engenharia Ltda., de Jardinópolis, que disputava a licitação – modalidade concor­rência pública – com a Cons­trutora Said Ltda. e a DGB En­genharia e Construções Ltda., iniciou os trabalhos na tarde de ontem com a montagem do canteiro de obras.

O prazo de entrega previsto é de oito meses, com valor de R$ 11.980.492,28. Além do viaduto, a contratação também inclui a construção da segunda parte de um pontilhão sobre a linha fér­rea, na avenida Brasil. O valor é 27% inferior ao estimado em edital, de R$ 16.421.425,48, des­conto de R$ 4.444.093,32.

A homologação foi publica­da no Diário Oficial do Muni­cípio (DOM) de 27 de abril. A Autem Engenharia é a terceira empresa a assumir a construção do viaduto. A administração Duarte Nogueira projeta que as obras sejam concluídas até o co­meço de 2024.

O viaduto é uma das 30 obras do Programa Ribeirão Mobilidade. Em 20 de setembro de 2022, a prefeitura de Ribeirão Preto rescindiu o contrato com a Ramadam Engenharia e Em­preendimentos Ltda., a segunda empresa a assumir a obra.

Unilateral
A rescisão unilateral foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM). A Ra­madan Engenharia venceu a licitação em abril, mas cinco meses depois ainda não havia reiniciado os trabalhos. A obra estava sob responsabilidade da Contersolo Construtora, que também acabou dispensada pela prefeitura de Ribeirão Preto após paralisar os servi­ços, em novembro de 2021.

A Ramadam Engenharia foi a única empresa a apresen­tar proposta para o prossegui­mento da obra. Venceu o cer­tame ao apresentar orçamento de R$ 14.509.365,49. Como a licitação não teve segundo co­locado, a administração muni­cipal teve de lançar novo pro­cesso licitatório.

Dois anos
As obras do viaduto deve­riam ter sido entregues em janei­ro de 2021, quando a prefeitura rescindiu o contrato com a Con­tersolo Construtora. A empresa reivindicava reajuste do valor do contrato por causa alta dos pre­ços de insumos como o aço.

A intervenção estava orçada inicialmente em R$ 19.870.000 e deveria ficar pronta em janeiro de 2021. Quando foi paralisada pela Ramadam Engenharia, 62% dos trabalhos haviam sido con­cluídos. A prefeitura disse que iria penalizar a empresa com multa de 10% sobre o valor contratado. Ou seja, R$ 1,4 milhão.

Viaduto
Com dez metros de altu­ra, sete pilares e 165 metros de extensão, o viaduto será fun­damental para o corredor de ônibus Norte-Sul, beneficiando cerca de 700 mil usuários do transporte público. A ponte so­bre a linha férrea também será concluída, passando a ter o do­bro da largura, com 15 metros.

Ao todo, serão 48 mil metros quadrados de pavimentação, 3,6 mil metros cúbicos de con­creto e 350 toneladas de aço. A obra ainda beneficiará os bairros Ribeirão Verde, Jardim Aero­porto, Avelino Palma, Adelino Simioni, Heitor Rigon, Distrito Empresarial, Quintino Facci I e II, Tanquinho, Campos Elíseos, Vila Elisa e Vila Brasil.

Ribeirão Mobilidade
O Programa Ribeirão Mobi­lidade abrange 30 grandes obras de intervenção viária para me­lhorar o trânsito e o transporte público em toda a cidade. São onze corredores de ônibus (56 quilômetros), beneficiando 3,5 milhões de usuários por mês – número de viagens e não de passageiros –, além de pontes, túneis, viadutos e 25 quilôme­tros de ciclovias. Também in­clui asfalto novo em 1.623 ruas, travessas e avenidas por toda a cidade, beneficiando 120 bairros com 650 quilômetros. O investi­mento supera R$ 500 milhões.

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