O “Cultura no Ônibus” da Turb – uma permissionárias que formam o Consórcio PróUrbano, concessionária do transporte coletivo urbano em Ribeirão Preto – surgiu sem grandes pretensões, em 2003, com uma simples troca de livros entre um colaborador da empresa Piracicabana (do mesmo grupo, em Brasília, Distrito Federal) e um passageiro. Mas a ideia foi tão boa que acabou se tornando um projeto e ganhou a adesão de outras empresas do grupo.
“Antônio do Livro”! Assim é chamado o homem que plantou essa semente. Ele começou colocando os livros em uma caixa de sapato ao lado da roleta. “O nosso objetivo é estimular a leitura, o conhecimento, e proporcionar momentos de descontração durante a viagem. Dessa forma, levamos cultura aos nossos passageiros e também incentivamos os nossos colaboradores”, declara Carlos Roberto Cherulli, diretor da Turb.
A Linha Piloto será a do Circular 199, escolhida por ter um percurso de 34 quilômetros e duas horas de duração, além de passar por dois shopping centers e três universidades. O passageiro escolhe um livro, que pode ser lido durante o percurso ou levado para casa e entregue posteriormente aos fiscais, nos terminais, ou nos ônibus da empresa Turb. O projeto deve se estender a toda a frota de forma gradativa.
Os livros ficarão em displays dentro dos coletivos, que serão alimentados por fiscais e voluntários da empresa, de segunda a sexta-feira, e retirados na madrugada de sábado. Parte do acervo disponível foi doado pelo Rotary Club de Ribeirão Preto Oeste, mas o projeto precisa de novos parceiros.
As doações podem ser entregues diretamente aos fiscais ou depositadas nos pontos de coleta localizados nos terminais. É uma campanha gratuita com o apoio do Consórcio PróUrbano na disponibilização dos pontos de coleta. Mais informações sobre o projeto no site: www.culturanoonibus.com.br.
Em Brasília, o “Cultura no Ônibus” cerca de oito mil títulos atingiram aproximadamente quatro milhões de pessoas desde a implantação do projeto, em 2003.