Na manhã desta terça-feira, 27 de março, o prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) assinou, no Parque Municipal Doutor Luis Carlos Raya, o termo que celebra a parceria da administração municipal, pelo período de um ano, com possibilidade de renovação, com a construtora MRV Engenharia para a limpeza, manutenção e implantação de melhorias no local.
Também participaram da cerimônia o secretário de Meio Ambiente, Otávio Okano, o presidente da Câmara de Vereadores, Igor Oliveira (MDB), o coordenador de Limpeza Urbana, Alexandre Betarello, e o diretor comercial da MRV, Breno Mendes Vilela. A parceria tem por base a lei que instituiu o Programa Verdecidade.
“Nós estamos fazendo uma boa parceria para toda a revitalização do parque, toda a infraestrutura necessária externa e interna para que esse parque fique ainda melhor, mais agradável, mais seguro para o atendimento de toda a população que o frequenta”, afirma Nogueira.
Okano ressalta a importância da realização dessas parcerias para a população. “É um ganho extremamente importante para a população, já que podemos oferecer uma condição de vida melhor para nossos cidadãos que terão mais uma opção de lazer com segurança e tranquilidade”, explica o secretário.
“Com o trabalho focado na melhoria da cidade, estamos juntos com a sociedade, transformando nossa cidade. Esta parceria vem reforçar essa transformação e crescimento. Juntos podemos fazer a diferença, com responsabilidade, transparência e respeito, de maneira que podemos mostrar para todos que podemos construir uma cidade melhor”, diz Betarello.
“Temos consciência da importância que o parque representa para toda a população de Ribeirão Preto e, com esta parceria, vamos proporcionar aos frequentadores a oportunidade de usufruir deste patrimônio da cidade com conforto e qualidade”, afirma Vilela.
O Parque Raya, na rua Severino Amaro dos Santos s/nº no Jardim Botânico, na Zona Sul de Ribeirão Preto, é mais uma opção de lazer, esporte e diversão da população, além de oferecer vários locais de atividades, como ciclovia, academias ao ar livre e pista de caminhada. Toda a segurança do parque é realizada pela Guarda Civil Municipal.
Ações que serão realizadas – Com a parceria, o parque vai receber toda a revitalização, tratamento paisagístico e manutenção da área verde, como a poda de condução das arvores, levantamento da copa e corte de galhos no estacionamento (até o máximo permitido que é de 30%), limpeza das palmeiras, canteiros e da borda do lago e aplicação de formicida, cupinicida, adubo e esterco orgânico.
Também terá corte da grama, pintura das faixas laterais de passeio, do salões, administração, sanitários, playground, guarita, palco, postes, calçada externa, bancos de concreto, portão de entrada e gradil em frente ao palco, aplicação de resina nas pedras do portão da entrada e do salão, retirada e assentamento dos pisos, azulejos, louças e metais dos sanitários, concerto das calçadas externas e dos bancos de concreto e aumento da área da ducha.
Além desses reparos, serão substituídas as lixeiras de coleta seletiva, os aparelhos fitness, a boia do lago, o kit higiênico, fechaduras dos sanitários e os extintores de incêndios. Inaugurado em dezembro de 2004, o parque ocupa uma área de aproximadamente 40 mil metros quadrados e conta com 1,1 mil metros de pistas asfaltadas, 1,4 mil metros quadrados de gramado central, um palco coberto com 600 metros quadrados. dois lagos artificiais, entre outros equipamentos para a população.
Outros parques – O parque municipal Maurílio Biagi também segue o mesmo destino. A administração já está em fase final do acordo com uma empresa privada para realizar as obras de limpeza, manutenção e implantação de melhorias no parque. O parque municipal Prefeito Luiz Roberto Jábali (Curupira), logo também terá sua empresa parceira.
“Vamos ter todos esses grandes parques da cidade em plena manutenção, com o apoio da iniciativa privada e a cidade faz mais e melhor e com menos recursos para que possamos concentrar os recursos da cidade no restante da nossa zeladoria para que possamos recuperar Ribeirão Preto”, explica Nogueira.