Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Empossados os conselheiros tutelares

ALFREDO RISK

Os quinze novos conse­lheiros tutelares de Ribeirão Preto tomaram posse nesta quinta-feira (9), em cerimô­nia no Palácio Rio Branco, sede da Prefeitura Municipal. A eleição dos novos mem­bros foi realizada no dia 6 de outubro do ano passado com 63 candidatos. Quinze vence­ram e vão atuar nas três uni­dades do município. O man­dato é de quatro anos.

O Conselho Tutelar é o órgão encarregado pela so­ciedade de zelar pelo cumpri­mento dos direitos da criança e do adolescente. Para tanto, aplica as medidas previs­tas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) com apoio dos serviços públicos na área da assistência social, saúde, educação, previdência, trabalho e segurança.

Em 2019, os três Conse­lhos Tutelares de Ribeirão Preto realizaram, aproxima­damente, 4,2 mil atendimen­tos. O Conselho I, localizado na região central da cidade, registrou 689 novos casos, além de atendimentos reinci­dentes e demandas espontâ­neas que totalizaram cerca de mil procedimentos. Em mé­dia ele realizou mensalmente, cerca de 170 atendimentos

Já o Conselho II, localiza­do no bairro Campos Elíseos registrou 690 novos casos que junto com os reincidentes e es­pontâneos, atingiram 1.200 pro­cedimentos. Por mês, o registro ficou entre 100 e 150 casos.

O Conselho Tutelar III, localizado na Vila Virgínia atendeu 1.270 novos casos, além dos reincidentes, tota­lizando, aproximadamente, 2 mil atendimentos. Em mé­dia, cerca de 300 pessoas são atendidas por mês no local.

No ano passado, a Secre­taria Municipal de Assistên­cia Social (Semas) iniciou vi­sitas periódicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil para identificar tra­balho irregular de menores na cidade. Em Ribeirão Pre­to, práticas comuns foram identificadas entre os me­nores de idade, como a ven­da de panos de prato, bom­-bons, doces, balas, flores, lavagem de túmulos, bem como pedir esmolas.

De acordo com o secre­tário Guido Desinde, 23 casos de trabalho infantil foram confirmados na ci­dade no último ano. En­tretanto, o número não retrata a realidade, pois os casos são sub-notificados. “Quem está inserido nesse contexto tem dificuldades de confirmar, seja por vergonha ou por receio de retaliação”, afirma o secretário. Na ci­dade, 14 núcleos municipais são responsáveis por atender crianças e adolescentes.

Os novos Conselheiros
Gracian Guerra Bueno Alves – 333 votos
Bruno César Castro Cunha – 278 votos
Patrícia Moura – 277 votos
Deborah Cristina Sant’Anna dos Santos – 251 votos
Letícia dos Santos – 248 votos
Eliana Pereira Parreira – 248 votos
Rosemary Aparecida Pereira Honório – 235 votos
Joyce Paulino Leandro – 226 votos
João Manoel Belém de Almeida – 222 votos
Ana Paula dos Reis Lins Tremura – 218 votos
Valéria de Oliveira Brito Camilo – 212 votos
Alessandra da Silva – 208 votos
Marina da Silva Salles – 177 votos
Gislaine de Araújo Santana – 175 votos
Rute Helena Reggiani – 175 votos

Postagens relacionadas

Quadrilha especializada em furto de tratores é alvo de operação

Luque

Auxílio chega a 16.743 famílias

Redação 1

Correios abrem período de adesão a Programa de Desligamento Voluntário

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com