O Diretório Municipal do Partido Rede Sustentabilidade definiu o professor universitário Emilson Roveri como pré-candidato a prefeito de Ribeirão Preto nas eleições municipais deste ano. A escolha, por unanimidade, ocorreu em 4 de agosto, por meio de reunião digital à distância com os filiados à sigla.
Na ocasião, o advogado Luiz Mariano também foi escolhido para a disputa no cargo de vice-prefeito. A decisão deverá ser homologada em convenção, em data a ser definida, quando também serão definidos os candidatos a vereador pela legenda.
O primeiro turno das eleições está marcado para 15 de novembro. Nos municípios onde houver segundo turno – cidades com mais de 200 mil eleitores onde o candidato mais votado não alcançar 50% dos votos mais um (maioria) –, o pleito será realizado no dia 29 do mesmo mês.
Emilson Antonio Martinez Roveri é engenheiro de produção, com formação e mestrado pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em administração. Também atua como professor universitário. Em 2012, foi candidato a prefeito – obteve 5.049 votos, 1,66% dos válidos –, e em 2014 a deputado federal pelo Partido Solidariedade (Psol). Já em 2016 disputou uma cadeira na Câmara de Vereadores pelo Rede Sustentabilidade.
Nomes já confirmados – Até o momento já confirmaram que irão disputar o Palácio Rio Branco os seguintes candidatos: Antonio Alberto Machado (PT), João Adnaldo Donizeti Gandini (MDB), coronel Luís Henrique Usai (PRTB), Mauro Inácio (Psol), Rodrigo Junqueira (PSL) e Vanderley Caixe Filho (PC do B).
Os concorrentes mais fortes na disputa, considerando-se a eleições municipais de 2016, o prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) e o deputado Ricardo Silva (PSB) ainda não decidiram oficialmente se entrarão na disputa, embora nos meios políticos sejam considerados “candidatíssimos”.