Os pagamentos por aproximação (que usam o protocolo Near Field Communication – NFC) têm sido cada vez mais utilizados para facilitar os meios de pagamento. Afinal, basta aproximar o celular, ou o cartão com a tecnologia, de um dispositivo compatível para que a compra seja aprovada.
A Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo deve anunciar nesta quinta-feira (12) o uso de cartões de crédito e débito com a tecnologia diretamente nos validadores das catracas de ônibus na cidade de São Paulo. Assim, os passageiros poderão embarcar sem a necessidade do bilhete único ou dinheiro para fazer o pagamento da passagem.
Essa é uma tendência que pode afetar o dia a dia da sociedade. Desde abril, um sistema semelhante está em uso no metrô da cidade do Rio de Janeiro (RJ). No município de São Paulo, algumas estações de trem e metrô começaram um projeto para testar o uso de QR Code na compra de bilhetes, mas ainda não há nenhuma iniciativa de uso de pagamentos instantâneos com NFC no transporte público sobre trilhos.
O site InfoMoney conseguiu os detalhes do lançamento com fontes que não quiseram se identificar, mas que participam diretamente do projeto. O Olhar Digital está tentando conversar com a São Paulo Transportes (SPTrans), responsável pelos transportes na cidade de São Paulo, para mais informações sobre o anúncio.
Via: InfoMoney