O piloto de Ribeirão Preto, Guto Figueiredo, voltou a competir neste final de semana e o retorno foi com sabor especial. Bicampeão brasileiro em motos de 1000cc, Guto aceitou o desafio e participou da 2ª Etapa do SuperBike Brasil, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, na categoria SuperSport 400cc. Fazendo uma prova com muita estratégia e técnica, terminou a corrida em terceiro lugar.
Em agosto do ano passado Guto havia feito uma prova nas 400cc. Na oportunidade, disputou a 3ª etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, que aconteceu no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO). O objetivo era ficar entre os dez primeiros, mas, a exemplo da prova do final de semana, chegou em terceiro.
Guto ressalta que a categoria com motos 400cc é muito disputada. “É muito difícil você conquistar, por exemplo, posições numa largada. As motos têm a mesma potência e tudo fica muito nivelado. O peso dos pilotos interfere diretamente; os mais leves têmmais vantagem”, explica. Apesar disso, Guto largou em 10º e conquistou duas posições na largada.
A prova, como era previsto, foi muito disputada. Os pilotos trocavam de posições a todo o momento. Guto usou a estratégia de arriscar e ultrapassar nos instantes finais, para evitar que fosse ultrapassado na reta de chegada, por conta do vácuo.
“Andei no pelotão da frente e sai muito feliz com o resultado. Nunca havia andado com essa moto [Kawasaki Ninja 400cc] em Interlagos, em uma competição desse nível. Foi um desafio muito grande, pois é um estilo de pilotagem muito diferente do que eu estava acostumado. Independente das cilindradas a adrenalina é fantástica. Quero mais”, finaliza.
Guto Figueiredo é piloto de motovelocidade desde 2013 e competiu no Superbike Brasil com a moto número 81, nas 400cc – nas competições de 1.000cc ele usa o numeral 18. É bicampeão brasileiro (SuperBike Brasil em 2019 e Brasileiro de Motovelocidade em 2020) e tem patrocínio da A2 Informática, Z1 Motos Kawasaki, Voe Pass, BC Ciclismo, Capacetes Suomy, Garmin Brasil, Proparts, Ciclo Leiriense e Capacete Companhia. Também iniciou carreira esportiva ciclismo, onde aproveita a “vida sobre duas rodas” para manter o preparo físico.