Estudantes do projeto cultural e social Vidarte, de Ribeirão Preto e Serra Azul, estavam na reta final de ensaios para apresentação de uma adaptação do famoso musical da Broadway, Cats. Com a pandemia do novo coronavírus (covid-19), os ensaios foram suspensos. No início eles ficaram desanimados, mas a vontade de ensaiar foi maior e a solução foi realizar as aulas online.
Os atores abraçaram a campanha “fique em casa” pelo Instagram do projeto (@vidarte_rp), mas em seguida tiveram a iniciativa de dar continuidade aos ensaios e cada um assiste e acompanha em casa, seja por celular, tablet ou computador.
A direção da adaptação do musical é de Luiz Fernando Corrêa com monitoramento de Mariana Ávila. O projeto tem como proponente Simone Tunis.
Os atores dizem que buscam estudar cada detalhe para a produção do espetáculo. Nas aulas eles têm ajuda para interpretação, com trabalhos de recursos vocais, corporais e emocionais. Há ainda aulas teóricas, que explicam cada camada de atuação e vários conteúdos didáticos para interpretação.
Simone diz estar muito feliz e emocionada com a iniciativa dos alunos. “Vai ser um sucesso. Talento, garra e determinação, eles tem de sobra. Estou ansiosa para vê-los arrasando”, diz referindo-se à apresentação que deve acontecer tão logo termine a pandemia.
O projeto
O Projeto Vidarte recebe recursos e apoio do Programa de Ação Cultural (ProAC), Goal Projetos, com realização do governo do estado de São Paulo e patrocínio do Instituto Algar. Os ensaios são realizados na Casa das Mangueiras, em Ribeirão Preto. São 27 atores na peça e 100 no total, todos adolescentes de Ribeirão Preto e Serra Azul.