O jornalista Gustavo (Guto) Junqueira lança nesta quinta-feira, 16 de abril, em live no Instagram, às 19 horas, seu primeiro livro, “O ruído do inquieto”. A publicação, com 200 páginas, 29 textos, ilustrações de Renato Andrade e prefácio do professor Sergio Kodato, é uma compilação de relatos, crônicas, artigos e homenagens escritos pelo jornalista ao longo dos últimos 20 anos e que abordam suas aventuras em montanhas, competições esportivas e memórias familiares e históricas, além de fotos de arquivo pessoal.
A divulgação acontecerá também por outras plataformas digitais, como o Zoom, para convidados especiais. O livro traz, entre outros, um diário de viagem em família em Buenos Aires, a sensação de cansaço no cume do Aconcágua (a mais alta montanha das Américas) ou ao final de uma prova de Ironman, e a beleza gélida da Antártica, para onde viajou de veleiro. Ainda homenagens a pessoas especiais, episódios históricos entrelaçados com as origens familiares e poesias que relatam recordações marcantes e emoções difusas.
“Acredito ser uma leitura que possa interessar e inspirar diferentes públicos nesse momento desafiador que todos vivemos e que exige superação e esperança”, afirma o jornalista. A orelha do livro define bem a experiência proposta por Guto Junqueira: “Saltando de uma página à outra, escalando cada capítulo ou viajando por temas tão diversos, o leitor se depara e se envolve com a narrativa própria do autor de contar histórias, resgatar lembranças e brincar com as palavras”.
“O conteúdo desse livro, que descansava nos arquivos digitais de Guto Junqueira, faz muito bem agora em estar disponível, atraente e impresso para um público não só interessado em aventuras e limites, mas também em sonhos e na delicadeza da alma.” “O ruído do inquieto” (Editora Outras Palavras) estava programado para ser lançado no início de abril. Em razão do distanciamento social, Guto Junqueira resolveu disponibilizá-lo aos interessados de outra maneira.
“A hora é também de ajudar, então fiz uma parceria com o Cantinho do Céu e o valor obtido com a venda dos primeiros 100 livros até o dia 15 de maio será destinado à instituição. Cada exemplar custa R$ 30 e o objetivo é arrecadar e doar R$ 3 mil para essa entidade tão séria que cuida de pacientes com paralisia cerebral”, explica o autor. Os interessados deverão entrar em contato direto com o jornalista pelo WhatsApp (16) 98123- 2496 para fazer o pedido, acertar o pagamento e combinar a entrega do livro.
O autor
Mineiro de belo Horizonte, Guto Junqueira é inquieto e rigoroso consigo mesmo, a ponto de não dar asas a planos que considere distantes demais da perfeição, mas sonhador de amplo espectro, às vezes conseguindo realizar as ideias que não param de assaltar sua mente. Jornalista formado na Universidade de São Paulo (USP), viveu em Londres, viajou por mais de 25 países, subiu montanhas, competiu e sempre registrou suas experiências, emoções e “viajadas”. Free lancer e articulista, dirigiu o documentário “O filme do meu irmão”. É diretor da Conceito Comunicação e mora em Ribeirão Preto há 30 anos.
Cantinho do Céu
O Cantinho do Céu (www. cantinhodoceu.org) é uma instituição filantrópica, criada em 1983 em Ribeirão Preto, que fornece cuidado integral a pacientes com paralisia cerebral, com sequelas severas, múltiplas e irreversíveis, decorrentes principalmente de anóxia neonatal. Os pacientes têm alto grau de dependência (não andam, não falam, não comem sozinhos) e por isso a instituição oferece assistência multidisciplinar 24 horas por dia. Dentre os cerca de 60 pacientes, 30% recebem atendimento durante o dia e voltam para suas famílias à noite e 70% residem na entidade, a única em Ribeirão Preto que exerce essa função.