O Botafogo ficou no empate em 1 a 1 com Ferroviária no clássico Bota-Ferro disputado na noite desta terça-feira (1), no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto. A partida foi válida pela 3ª rodada do Campeonato Paulista. Hygor e Bruno Michel fizeram os gols do jogo.
Com o resultado, o Pantera chegou aos cinco pontos e ocupa a segunda colocação do Grupo C, que tem como líder o Palmeiras. Mirassol e Ituano, com quatro pontos cada um, completam a tabela. Eles ainda jogam na rodada. O próximo compromisso do Tricolor é no domingo (6), diante da Inter de Limeira, no estádio Major Levy Sobrinho.
Em seu segundo jogo no Santão, O Botafogo manteve o mesmo padrão de jogo defensivo das duas primeiras rodadas. Sem poder contar com Joseph, Leandro Zago promoveu a estreia de Tárik, que é volante, improvisado na defesa, mantendo o sistema com três defensores.
Nem quando esteve atrás do placar, Zago deixou suas convicções de lado e colocou o time mais para frente. O que tornou o Botafogo ofensivo foi a entrada de Bruno Michel, que fez o gol e outras boas jogadas. O resultado não é ruim, o Pantera segue invicto na competição. Entretanto, o excesso de jogo defensivo e a falta de variação tática ainda são questões que precisam evoluir no time de Leandro Zago.
O Jogo
A primeira etapa do duelo entre Botafogo e Ferroviária foi marcada pela igualdade. Com disposições similares em campo, o jogo foi espelhado tanto taticamente quanto nas intenções. Nenhuma das equipes finalizou em gol.
Os melhores momentos do Botafogo foram com Dudu, que conseguiu boas escapadas pelo lado esquerdo do campo, mas pecou bastante nas decisões e acabou desperdiçando lances promissores.
A Locomotiva, que também veio num sistema com três zagueiros, optou por controlar mais ações, mas também foi pouco efetiva no momento ofensivo. Sem maiores lances de perigo, a primeira etapa do clássico terminou empatada.
Na volta do intervalo, Elano mexeu no time. Trocou Arthur e Vitinho por Uillian Correia e Gustavo Medina. As mudanças melhoraram a Ferroviária, que passou a pressionar o Botafogo de forma mais incisiva.
A melhora da Locomotiva virou gol aos 12 minutos. Após boa trama pelo lado direito, Hygor recebeu de Bernardo, dentro da área e fuzilou, sem chances para o goleiro Deivity, que foi vazado pela primeira vez na competição.
Tentando recolocar o Botafogo na partida, Leandro Zago fez duas modificações. Ele trocou Dudu e Rafael Tavares por Bruno Michel e Tiago Reis.
As mudanças de Zago surtiram efeito e o Pantera chegou ao empate aos 22 minutos. Após boa trama no meio-campo, a bola chegou para Bruno Michel, que havia entrada há poucos minutos. Ele carregou de canhota e bateu forte, sem chances para Saulo.
Logo depois do gol, o treinador botafoguense trocou Matheus Carvalho por Kadu Barone, que fez sua reestreia com a camisa do Botafogo.
Aos 37 minutos, Bruno Michel fez grande jogada pela ponta esquerda, passou por dois marcadores e cruzou na área, Na pequena área, livre, Tiago Reis bateu e Saulo salvou a Ferroviária.
Na sequência, aos 39, Bruno Mezenga roubou a bola de Joaquim e saiu de frente para Deivity. O goleiro botafoguense operou um milagre no Santão e fez a defesa.
Já no apagar das luzes, o Botafogo fez o segundo com Tiago Reis. Porém, na análise do VAR, o gol foi invalidado. A demora irritou os botafoguenses, que reclamaram muito com o árbitro, que, além de não validar o gol, não acresceu o tempo e encerrou a partida.