Por Hugo Luque
Em um momento delicado dentro e fora de campo, o Comercial não disputará o Campeonato Paulista sub-20 neste ano. A decisão foi tomada pelo presidente Antônio Carlos Campanelli e confirmada pela assessoria de imprensa do clube, que mencionou o formato da competição.
Neste ano, o Paulista terá uma fórmula com duas divisões. Na Série A, são 48 times divididos em três grupos com 16 clubes cada, e a divisão foi estabelecida de acordo com o ranking da categoria elaborado pela FPF (Federação Paulista de Futebol).
Na última temporada, o Bafo foi eliminado na primeira fase do estadual, com 14 pontos, na terceira colocação do Grupo G. Para a competição, o clube chegou a fazer uma “peneira” poucas semanas antes da estreia.
Já neste ano, os juniores disputaram a Copa São Paulo de Futebol Júnior e também ficaram pelo caminho na primeira fase, com quatro pontos, na terceira posição do Grupo 8.
No profissional, a equipe comercialina, sem calendário nacional no segundo semestre e rebaixada na Série A3 do Campeonato Paulista, terá, talvez, somente a Copa Paulista para disputar neste ano. A participação nesta competição depende de reuniões futuras que serão realizadas internamente entre a diretoria.
Botafogo conhece grupo
Se o lado alvinegro de Ribeirão Preto desistiu de atuar no estadual sub-20, a parcela tricolor da cidade estará representada. O Pantera ficou no Grupo 2 da primeira divisão.
Na mesma chave, ainda estão Palmeiras, Corinthians, Red Bull Bragantino, Ituano, Portuguesa, São Bento, Água Santa, União Suzano, Rio Claro, Referência, Sertãozinho, Santo André, Araçatuba, União São João e Jabaquara.
As partidas da primeira fase serão duelos em turno único entre os times do mesmo grupo. Passarão os dez primeiros colocados de cada um, além dos dois melhores que terminarem na 11ª posição. A partir de então, com 32 clubes, a disputa será em mata-mata até a final. Os dois piores de cada chave na primeira fase serão rebaixados e os dois primeiros da segunda divisão garantirão o acesso.