Por Hugo Luque
A má fase na Série B do Campeonato Brasileiro parece ter se estendido para a Copa Paulista. Por isso, o Botafogo busca se reabilitar no Grupo 2 do torneio estadual nesta segunda-feira, às 19h, no Estádio Santa Cruz, diante do Barretos.
Lanterna da chave, com três pontos em seis jogos, o Touro do Vale tenta encurtar a distância para, quem sabe, ter chances de classificação nas duas rodadas decisivas. Já o Pantera, estacionado na quarta colocação, com cinco pontos, busca voltar ao G-3, que garante uma vaga no mata-mata.
Se ficar na atual posição, o Tricolor terá de torcer para ter a melhor campanha entre os quartos colocados. No momento, porém, este posto não pertence aos ribeirão-pretanos.
Até aqui, na fase inicial, o Bota, comandado pelo auxiliar Alexandre Faganello, decidiu dar chances para jogadores das categorias de base e atletas do plantel principal com pouco ritmo de jogo. Na última rodada, o atacante Ronald Camarão foi a campo no mesmo dia em que foi anunciado. Outro estreante foi o jovem lateral-direito equatoriano Jeampaul Herrera.
O resultado, porém, decepcionou. A equipe foi derrotada pelo Monte Azul, fora de casa, por 2 a 1. Foi a segunda derrota para o Azulão, líder da chave, na competição. Na estreia, em casa, os ribeirão-pretanos foram batidos por 2 a 0.
Além dos reveses, o time goleou o Comercial por 4 a 1, diante de sua torcida, e empatou sem gols com Francana e justamente com o Barretos, adversário desta segunda. O primeiro embate com o Touro do Vale foi marcado pelo gramado ruim e por pouca criatividade dos dois lados.
Em busca de pontos, a grande chance do Botafogo para capitalizar é diante do BEC, que vem de derrota para a Francana. O Alvirrubro não vence uma partida oficial desde abril, quando derrotou o XV de Jaú por 2 a 1 na volta das quartas de final da Segunda Divisão do Campeonato Paulista. Apesar do resultado, o time foi eliminado e, agora, tem apenas a Copa Paulista para disputar na temporada.
Para o Botafogo, é importante passar de fase na competição por dois motivos: oferecer oportunidades e rodagem aos jovens da base e buscar uma vaga na Copa do Brasil do ano que vem. Após três anos consecutivos no torneio nacional, o Tricolor ainda não tem vaga garantida na competição em 2025 e precisa chegar à final da Copa Paulista para confirmar mais uma participação.
Faganello deve ter importantes reforços do time principal para esta rodada, já que o zagueiro Ericson, o lateral-esquerdo Jean Victor e o volante Matheus Barbosa, todos suspensos, não jogaram contra o Coritiba, no sábado, pela Série B do Campeonato Brasileiro.
Assim, um provável time titular tem: Victor Souza (Brenno Klippel); Thassio (Herrera), Andrey, Ericson e Jean Victor; Matheus Barbosa, Erik Rebello e Tortello (Arthur Mosca); Willian Gabriel (Ronald Camarão), Rafael Castro e Pedro Severino.