Por Hugo Luque
O Comercial recebe a Francana neste sábado, às 15h, em clássico válido pela décima rodada da Série A3 do Campeonato Paulista. O confronto será realizado no Estádio Oswaldo Scatena, o Scatenão, em Batatais, porque o Palma Travassos receberá um evento.
Na luta para escapar do rebaixamento, o Leão do Norte terá dois reforços para tentar virar o jogo na temporada. O clube anunciou, na noite de quinta-feira, as contratações dos atacantes Erik e Rodrigo Mucuri.
Ponta que atua dos dois lados do ataque, Erik tem 30 anos e foi revelado pelo Grêmio. O jogador passou por times como Juventude, Luverdense, Guarani, Aves-POR, CRB, Vitória, Portuguesa Santista e Volta Redonda. Seu último clube foi o Luverdense, pelo qual fez cinco partidas e não marcou gols neste ano.
Mucuri tem 29 anos e pode atuar tanto no ataque quanto como meia-ofensivo. Formado na base do Atlético-MG, o atleta rodou por diversas equipes de fora do futebol paulista, como Boa Esporte, Grêmio Anápolis-GO, Fluminense de Feira-BA e Moto Club. Ele estava no Baraúnas-RN, onde fez seis jogos e não marcou gols em 2025.
“É uma alegria chegar ao Comercial, clube tão tradicional no estado de São Paulo e no Brasil. Espero contribuir para sairmos o quanto antes e de maneira definitiva dessa situação”, disse o meia.
Agora com Gustavo Marciano como treinador definitivo até o final do estadual, o Bafo vem de empate em 1 a 1 com o Sertãozinho, fora de casa, na quarta-feira. São três jogos consecutivos sem vencer, com a igualdade diante do Touro dos Canaviais e as derrotas para Desportivo Brasil e Itapirense.
O Alvinegro é o lanterna da competição, com apenas cinco pontos – quatro abaixo do XV de Jaú, primeiro fora do Z-2. A Francana, por sua vez, também vive um momento ruim e foge do rebaixamento. A Veterana venceu um, empatou dois e perdeu outros dois duelos nas últimas cinco rodadas.
O clássico registra 43 partidas oficiais, que envolvem as divisões do estadual e a Copa Paulista. O Comercial venceu 20, empatou 11 e perdeu 12 – a última vez foi em 2018. Nos dois embates do ano passado, válidos pela Copa Paulista, as equipes empataram no Palma Travassos e o Leão levou a melhor fora de casa.
Para escalar o 11 inicial, Marciano terá, além da dupla de reforços, o centroavante Wendel, que havia recebido quatro jogos de gancho pela expulsão contra o União São João, mas conseguiu um efeito suspensivo. Macena, que cumpriu suspensão, também está de volta, assim como Renan Barcelos.
Assim, um provável time titular tem: Airon; Samuel Pereira, Cristopher e Maycon Douglas; Bruno Moura, Guilherme Pitbull, Mineiro (Ninho) e Renan Barcelos (Marrá); Jean Carlos (Jeferson), Felipe Rodrigues (Erik) e Macena (Wendel).