Tribuna Ribeirão
Esportes

Eliminações, frustrações e pouco futebol: confira os detalhes da temporada da dupla Come-Fogo

RAUL RAMOS/JORNAL TRIBUNA

O ano de 2021, definitiva­mente, não foi positivo para o futebol de Ribeirão Preto. A dupla Come-Fogo, que vol­tou a fazer o clássico após sete anos, decepcionou ao longo da temporada e frustrou mais uma vez seus torcedores.

De não classificação para o mata-mata da Série A3 a der­rota na final da Copa Paulista mesmo com dois gols de van­tagem, Botafogo e Comercial fizeram feio na temporada.

2021 marcou o retorno do clássico Come-Fogo. Dois jogos, dois empates em 0 a 0 – FOTO: RAFAEL ALVES/COMERCIAL FC

O clássico foi um dos pou­cos momentos de emoção para os torcedores. Mas, ficou mais no sentimento do que na bola. Em dois jogos fracos tecni­camente, sem gols marcados, Comercial e Botafogo adicio­naram mais dois empates à lis­ta de confrontos.

Paulistão
Em mais um ano ruim no Campeonato Paulista, novamente, o Pantera teve mais sorte do que juízo. Com uma campanha irre­gular, conquistando apenas duas vitórias na competi­ção, o Botafogo escapou da degola nas rodadas finais e na classificação geral ficou uma posição acima dos re­baixados. Situação seme­lhante à de 2020, quando o Tricolor escapou da queda nos critérios de desempate.

Nem mesmo a contrata­ção do renomado atacante Rafael Marques, ex-Palmei­ras e Botafogo, surtiu efeito. Em sete jogos na competição, apenas três como titular, ele sequer marcou gols.

Série C
Após um primeiro se­mestre frustrante, o Botafogo apostou suas fichas na Série C. Com reforços importantes como o experiente atacante Walter, Gustavo Xuxa e Hélio Paraíba, o Pantera até teve um início promissor, mas caiu de rendimento ao longo das roda­das e acabou dando mais um vexame na temporada.

Sem engrenar sob o co­mando de Argel Fuchs, que assumiu a equipe na reta final do Paulistão, o Botafogo ven­ceu apenas seis partidas em 18 jogos e terminou a primeira fase na 7ª colocação, com oito pontos a menos do que o pri­meiro clube dentro do G-4. A diferença para o líder Novori­zontino foi de 17 pontos.

Destaque para a baixa produtividade ofensiva da equipe, que anotou somente 15 gols. O Pantera marcou mais gols que Oeste, Santa Cruz, Jacuipense e Ferroviá­rio, três dos quatro times que foram rebaixados.

Copa Paulista
Após frustrar seu torce­dor, o Botafogo ainda teve mais uma oportunidade de se redimir. Na Copa Paulis­ta, onde o Tricolor era dono da maior folha salarial, já que disputou a competição com o elenco que foi mon­tado para a Série C, a expec­tativa era alta.

Mas, novamente o botafo­guense se decepcionou com a equipe. Jogos sem brio, apá­ticos, e, em alguns momentos com certa displicência marca­ram a campanha do Botafo­go na competição. A final foi um exemplo da postura do Pantera ao longo do torneio. Mesmo com uma vantagem de dois gols, o time comanda­do pelo interino Samuel Dias perdeu no tempo normal e acabou derrotado nos pênal­tis, vendo o título ficar com o São Bernardo. Como prêmio de consolação, a vaga na Copa do Brasil 2022 foi conquistada com o vice na Copinha.

Novo presidente
Outro ponto de destaque na temporada botafoguense foi a eleição do novo presi­dente do Botafogo Futebol Clube. Por aclamação, Alfre­do Cristovão assume o cargo maior do BFC nos próximos anos. Seu vice é Du Esteves.

Ele substitui Osvaldo Fes­tucci, que assumiu o Pantera em janeiro de 2020, após re­núncia de Dmitri Abreu, que havia sido eleito em 2019.

Comercial
Não diferente do Botafogo, o Comercial também teve uma temporada para esquecer. Com um orçamento modesto, o Leão do Norte não montou um grande time para a Série A3 e acabou pagando por isso.

Demitiu o técnico Fahel Jú­nior com três rodadas e apostou em Régis Angeli. Outra tentativa frustrada e Betão Alcântara as­sumiu na reta final. Três técni­cos, três vitórias, 17 pontos, 12º lugar e eliminação na primeira fase da competição.

Além disso, o desempe­nho dentro do estádio Pal­ma Travassos foi assustador. Uma única vitória, diante do Rio Preto, já na reta final da fase de classificação.

Copa Paulista
Para a Copa Paulista, o Comercial apostou em mu­danças estruturais na direto­ria. Japinha deixou o coman­do do futebol e o ex-jogador Acleisson chegou para a fun­ção. Nada de técnico reno­mado, para o torneio, o Leão do Norte efetivou o auxiliar Gustavo Marciano.

Antecipando o planeja­mento para a Série A3 de 2022, o Comercial contratou jogado­res com vínculos mais longos. Apesar de perder apenas uma partida na primeira fase, o Leão do Norte não conseguiu a classificação e mais uma vez deixou uma competição de forma precoce na temporada.

A eliminação causou di­vergências internas no clube. Alguns membros da diretoria gostaram do trabalho e foram favoráveis à manutenção de Marciano para a A3. Outros não gostaram da ideia.

A divergência, somada a questões pessoais, fez com que José Lourenço, diretor de futebol do Leão do Norte nos últimos anos e grande apoia­dor do clube, deixasse seu cargo na diretoria.

Para 2022, ambos os clu­bes estão apostando na con­tinuidade de projetos. O Comercial efetivou Gustavo Marciano e manteve a maior parte do elenco. O Botafogo trocou o comando técnico, mas a base da equipe deve ser bem parecida com a que terminou 2021 jogando. Sem mais competições previstas, a bola só volta a rolar em Ri­beirão Preto no ano que vem.

Números do Botafogo na temporada
Jogos: 43
Vitórias: 14
Empates: 15
Derrotas: 14
Aproveitamento: 44,18%
Vitórias em casa: 9
Gols Marcados: 39
Gols sofridos: 43

Números do Comercial na temporada
Jogos: 21
Vitórias: 5
Empates: 11
Derrotas: 5
Aproveitamento: 41,26%
Vitórias em casa: 1
Gols marcados: 24
Gols Sofridos: 21

Postagens relacionadas

Ciclismo de RP contrata atual campeão brasileiro de contrarrelógio

Redação 1

Ribeirão Preto Handebol/Barão de Mauá encara o São Caetano no ABC em duelo direto pelo Super Paulistão

Redação 1

Mancini trabalha psicológico do grupo do Corinthians para duelos com ‘pedreiras’

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com