Tribuna Ribeirão
Geral

Eleições 2022 – Lula lidera corrida eleitoral com 43%

Foto: MIGUEL SCHINCARIOL / AFP

Pesquisa Ipespe divulgada nesta sexta-feira, 11 de março, mostra que a disputa pelo Pla­nalto permanece sem grandes alterações. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua na liderança, com 43% das intenções de voto na pesquisa estimulada, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que está no segundo lu­gar com 28% das intenções.

O ex-juiz Sergio Moro (Po­demos) e Ciro Gomes (PDT) estão empatados na disputa pelo terceiro lugar. Ambos têm 8% das intenções. A margem de erro da mostra é de 3,2 pontos porcentuais para mais ou para menos. O cenário é de estabilidade nos três últimos levantamentos, com o desempenho dos no­mes principais variando den­tro da margem de erro.

João Doria (PSDB) se­gue em quinto lugar, com 3% das intenções. Já Simone Te­bet (MDB) e André Janones (Avante) têm 1% cada. Edu­ardo Leite (PSDB) também ficou com 1%. Nesta quinta­-feira (10), após a desistên­cia do presidente do Senado, Rodrigo Pachedo (PSD-MG) na disputa, o governador do Rio Grande do Sul, que é visto como “plano B” pelo PSD, si­nalizou que a decisão sobre se candidatar à Presidência virá nas próximas semanas.

Diferentemente da última pesquisa divulgada, o pré­-candidato do Novo, Luiz Fe­lipe d’Ávila (Novo), que tinha acumulado 1% das intenções de voto, não pontuou nesta pesquisa. Alessandro Vieira (Cidadania) também foi cita­do, mas não pontuou. Bran­cos e nulos foram 7% e não sabem ou não responderam foram 2%.

Segundo turno
Nas projeções para segundo turno, Lula manteve a lideran­ça. Contra Bolsonaro, o petista teria 53% dos votos e o atual presidente, 33%. Em um supos­to segundo turno com Moro, Lula registra 51% e o ex-minis­tro 30%. Contra Eduardo Leite, o ex-presidente fica com 55% e o governador, 17%. Na disputa contra Doria, Lula tem 53% e o tucano, 18%. Já contra Ciro, o petista atinge 50% das intenções e o pedetista 25%.

Em um cenário com Moro e Bolsonaro no segundo turno, o ex-juiz e o presidente ficam empatados com 33%. Contra Ciro, Bolsonaro teria 36% e o ex-governador cearense, 47%. Já em um cenário com Doria, o tucano lidera com 38% e Bol­sonaro, 37%. Em um segundo turno com Leite, Bolsonaro fica à frente com 40% e o go­vernador gaúcho, 35%.

Rejeição
O levantamento indica que 52% dos entrevistados clas­sificam o governo Bolsonaro como “ruim ou péssimo” e 27% consideram como “ótimo ou bom”. Em relação à aprova­ção do mandato, 63% desapro­vam o seu governo, enquanto 32% aprovam. O Ipespe ouviu mil eleitores entre segunda-fei­ra e quarta-feira. A margem de erro é de 3,2 pontos porcen­tuais e o índice de confiança é de 95,5%. A pesquisa está re­gistrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-03573/2022.

Ministros
Nove ministros do gover­no Bolsonaro vão disputar as eleições. Tereza Cristina, da Agricultura, Pecuária e Abaste­cimento, vai disputar o Senado pelo Mato Grosso do Sul. Da­mares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos) deve dispu­tar o Senado pelo Amapá. Gil­son Machado (Turismo) vai sair a senador por Pernambuco.

Tarcísio de Freitas (Infra­estrutura) deve concorrer ao governo de São Paulo. Rogério Marinho (Desenvolvimento Re­gional) sairá ao Senado pelo Rio Grande do Norte, após acordo com o ministro das Comunica­ções, Fábio Faria, que também cogitava entrar na corrida.

Onyx Lorenzoni (Trabalho) disputará o governo do Rio Grande do Sul. Flávia Arruda (Secretaria de Governo) sairá para senadora pelo Distrito Fe­deral. João Roma (Cidadania) deve disputar o governo da Bahia e Marcos Pontes (Ciên­cia e Tecnologia) sairá a depu­tado federal por São Paulo.

Postagens relacionadas

RP vai ‘confiscar’ imóveis abandonados

Redação 1

PUBLICIDADE: Assine Jornal Tribuna!

Redação 1

PRESENTE DE NATAL – Carnês de IPTU já estão chegando

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com