O eleitor tem até esta quarta-feira, 9 de maio, para regularizar sua situação e solicitar qualquer um dos serviços da Justiça Eleitoral: emissão de primeiro título, transferência de domicílio, transferência para seção com acessibilidade, regularização do título cancelado, regularização do título nos municípios com biometria obrigatória e atualização de dados cadastrais, informa o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).
Nesta terça-feira (8) já havia filas nos cartórios da rua Cerqueira César nº 333, no Centro de Ribeirão Preto, em frente ao Palácio Rio Branco. Os eleitores que ficaram mais de três turnos sem votar ou justificar a ausência, devem regularizar a situação para que estejam aptos a escolher seus representantes em outubro. A multa é de R$ 3,51 por turno.
O eleitor deve ir ao cartório de posse do título (caso o possua), além de um comprovante de residência e um documento original de identificação pessoal que tenha, no mínimo, nome, filiação, data de nascimento e nacionalidade. No caso dos homens, também é necessário levar o comprovante de quitação militar.
Também termina amanhã o prazo para que o eleitor que tem 15 anos, mas vai completar 16 anos até a data da eleição e pretende votar, requerer o título. Esta quarta-feira também é o prazo final para as pessoas com deficiência que necessitam de atendimento especial informem sua situação à Justiça Eleitoral e sejam remanejadas para seções adaptadas. A participação nas eleições é facultativa apenas para analfabetos, pessoas com idade entre 16 e 18 anos ou com mais de 70 anos. Para os demais brasileiros, o voto é obrigatório.
O eleitorado de Ribeirão Preto cresceu 1,10% entre o pleito municipal de 2016 e a última sexta-feira, 4 de maio. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a cidade já conta com 440.188 pessoas aptas a votar para presidente da República, governador, senadores, deputados federais e estaduais em outubro deste ano. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município tem 682.302 habitantes.
Nas eleições de 2016, segundo o TSE, 435.381 ribeirão-pretanos foram às urnas para escolher o novo prefeito – Duarte Nogueira Júnior (PSDB) saiu vitorioso – e 27 vereadores. Neste ano são 4.807 eleitores a mais. Em Ribeirão Preto, a biometria só será obrigatória em 2020, portanto não há a necessidade de efetuar o cadastramento biométrico nesta quarta-feira.
Para verificar se o seu título de eleitor está regular, basta preencher o nome completo e a data de nascimento diretamente na página do Tribunal Superior Eleitoral. O primeiro turno da eleição ocorrerá no dia 7 de outubro e o segundo turno no dia 28.