Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Eleição em RP terá 1.423 seções  

Justiça Eleitoral começou iniciou a fase de inserção dos sistemas eleitorais e dos dados de eleitoras, eleitores, candidatas e candidatos nas máquinas 

No estado de São Paulo, 114.740 equipamentos, incluindo a contingência, passarão pelos processos de geração de mídias, carga e lacração (Divulgação/TRE-SP )

A Justiça Eleitoral paulista iniciou nesta terça-feira, 24 de setembro, a preparação das urnas eletrônicas para o primeiro turno das eleições municipais 2024. No estado de São Paulo, 114.740 equipamentos, incluindo a contingência, passarão pelos processos de geração de mídias, carga e lacração. Somente na capital, são cerca de 30 mil equipamentos. 
 
Em Ribeirão Preto, são 1.423 urnas, uma por seção eleitoral, além de outros 213 equipamentos de contingência caso haja necessidade de substituição 15% do total. São 355 seções na 108ª Zona Eleitoral, 363 na 265ª Zona Eleitoral, 340 na 266ª Zona Eleitoral e 365 na 305ª Zona Eleitoral. 
 
Preparação – Desenvolvida nos cartórios eleitorais e nos postos de atendimento, a cerimônia pública de preparação das urnas consiste na inserção, por meio das mídias, dos sistemas eleitorais e dos dados de eleitoras, eleitores, candidatas e candidatos nas máquinas.  
 
As máquinas estão sendo carregadas com os sistemas eleitorais, dados de eleitoras e eleitores e candidatas e candidatos. Após a carga, os equipamentos são lacrados com selos da Casa Moeda para serem usados somente em 6 de outubro, data do primeiro turno. 
 
As informações são inseridas nos equipamentos por meio de mídias, dispositivos utilizados para carga da urna, ativação de aplicativos, votação e gravação de resultados. Todos os sistemas foram assinados digitalmente e lacrados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) antes da distribuição aos tribunais regionais. 
 
O trabalho também inclui o teste de funcionamento dos equipamentos, que têm todas as portas de acesso físico lacradas com selos especiais produzidos pela Casa da Moeda. A previsão do término da atividade é até 4 de outubro, antevéspera do pleito. 
 
As mídias são os dispositivos utilizados para carga da urna, ativação de aplicativos de urna, votação e gravação de resultados. Já os sistemas eleitorais são programas que automatizam o processo eleitoral, sendo executados tanto em computadores quanto nas urnas.  
 
Todos os sistemas foram assinados digitalmente e lacrados em cerimônia pública no TSE, em Brasília, ocorrida em 10 de setembro. Posteriormente, os sistemas lacrados foram enviados aos TREs. A conferência pode ser inspecionada por representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), dos partidos políticos, das federações e coligações. 
 
Após essa etapa, as urnas eletrônicas ficam armazenadas e são transportadas para os locais de votação na véspera do pleito. Não é possível utilizar os equipamentos antes de 6 de outubro porque os sistemas estão programados para permitir que ela só funcione durante o dia e horário da votação. 
 
Candidatos – Ribeirão Preto tem seis candidatos disputando a prefeitura: André Trindade (União Brasil), de 45 anos (Alessandro Hirata, PSDB, é o vice); Ricardo Silva (PSD), de 39 anos (o vice é Alessandro Maraca, MDB); e Jorge Roque (PT), de 46 anos (Artemízia Torres, do PSOL, é a vice). 
 
Os outros concorrentes são Douglas de Andrade (PCO), de 32 anos (Max Garcia, do PCO) é o vice); Matheus Coelho (DC), de 39 anos (Milena Bressan, do Agir, é a vice) e Marco Aurélio Martins (Novo), de 53 anos (Antônio Carlos da Freiria, do Novo, é o vice). São cerca de 400 pessoas disputando 22 vagas na Câmara de Vereadores. 
 
Desde meados de agosto, os cartórios e os Tribunais Regionais Eleitorais permanecem abertos aos sábados, domingos e feriados. O horário de atendimento vai do meio-dia às 19 horas para atender candidatos a prefeito, a vereador, partidos e coligações.  
 
Mais informações podem ser obtidas nos sites do Tribunal Superior Eleitoral (TSE, www.tse.jus.br) ou do TRE de São Paulo (www.tre.sp.jus.br). Os Cartórios Eleitorais de Ribeirão Preto, onde funcionam as zonas eleitorais 108ª, 265ª, 266ª e 305ª, ficam na rua Cerqueira César nº 333, no Centro, ao lado do Palácio Rio Branco. 
 
Eleitorado – Ribeirão Preto tem 477.595 eleitores aptos a votar neste ano – o primeiro turno está marcado para 6 de outubro e o segundo, caso haja necessidade, será no dia 27 do mesmo mês –, de acordo com informações oficiais divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral. As mulheres formam a maioria do eleitorado ribeirão-pretano. São 257.901 eleitoras (54%), contra 219.694 homens (46%). 
 

 

Postagens relacionadas

Novo comandante da PM quer redução dos índices criminais em RP

Redação 1

Médico brasileiro ganha prêmio internacional por pesquisas sobre Alzheimer

Redação 2

Hotel Brasil vai a leilão

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com