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Eficiência nas contratações públicas

A função administrativa não se contenta em ser desem­penhada apenas com legalidade. A eficiência passou a ser um direito com sede constitucional, que exige que a atividade administrativa seja exercida com presteza, perfeição e rendi­mento funcional.

Em licitações públicas, podemos constatar a eficiência sob três aspectos. O preço relaciona-se diretamente com a economicidade (menor custo); a celeridade refere-se ao me­nor prazo possível entre a publicação do ato convocatório e o recebimento do objeto adquirido ou do serviço contratado; e a qualidade diz respeito ao padrão de desempenho.

Prevalece a ideia de menor custo de aquisição/contratação, percebido como a diferença monetária entre o valor estimado ou de referência (valor de mercado), base para o julgamento das propostas comerciais; e o valor homologado pelo ordena­dor de despesas, ou seja, o valor contratado.

No âmbito da Prefeitura de Ribeirão Preto, além do rito procedimental exigido por lei, a administração tem imple­mentado uma série de ações paralelas, com vistas à garantia da eficiência na aplicação dos recursos públicos. Atuação pre­ventiva, aperfeiçoamento de rotinas, conhecimento do merca­do e da jurisprudência atual sobre a matéria e desprendimen­to de dogmas estabelecidos no passado; ações que permitem potencializar o efeito prático da lei, evitando desperdício de recursos, desvios e irregularidades.

A principal função de uma pesquisa de preços eficiente é garantir que o Poder Público identifique o valor médio de mercado para uma pretensão contratual. No Departamen­to de Materiais e Licitações, setor integrante da Secretaria da Administração, a diversidade de fontes de preço é uma realidade. Além das cotações realizadas junto a potenciais fornecedores, a pesquisa de preços contempla consulta nos bancos de dados disponibilizados por outros órgãos públicos e sítios eletrônicos especializados, cujos preços são comparados aos praticados pelos Municípios de porte semelhante a Ribeirão Preto.

A atual gestão tem priorizado a licitação na modalidade pregão, preferencialmente na forma eletrônica, que tem se apresentado como uma poderosa ferramenta para descorti­nar novas condutas administrativas, ampliando as disputas, inibindo os cartéis e conluios. É fator garantidor da segurança de que será contratada a proposta mais vantajosa ao Municí­pio, nos aspectos de economicidade, celeridade e qualidade.

Não obstante, a Secretaria da Administração promoverá mais um evento para a capacitação dos servidores municipais, agendado para o mês de agosto/2018, com a previsão de par­ticipação de mais de 50 profissionais que lidam diariamente com pesquisa de preços, oportunidade em que será divulgado o Manual de Pesquisa de Preços da Secretaria da Administra­ção, que oficializa a metodologia aplicada à matéria.

A Secretaria da Administração salienta que todos os pro­cessos de compras são públicos. A qualquer cidadão é permi­tido o acesso, como verdadeiro exercício do papel fiscalizador que a sociedade deve usufruir.

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