A Secretaria Municipal da Educação informa que retomará, de forma emergencial, nesta terça-feira, 1º de junho, a entrega das refeições para os doze mil alunos cadastrados no Programa AlimentAÇÃO, Nos 36 polos escolares, no horário das onze às 13 Horas.
A pasta solicita, mediante a situação epidemiológica em Ribeirão Preto, prudência aos pais ou responsáveis. Ressalta que, ao fazer a retirada da merenda, apenas um familiar se dirija à unidade escolar. A distribuição de alimentos estava suspensa desde 27 de maio.
A suspensão foi decidida em cumprimento ao decreto municipal nº 118, do dia 24, que dispôs sobre as medidas emergenciais de proteção, em caráter temporário e excepcional para conter a disseminação da covid-19 na cidade. O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) decretou lockdown de cinco dias.
No dia 12 de abril, por causa da suspensão da retomada das aulas presenciais, a Secretaria da Educação deu início ao programa AlimentAÇÃO com a entrega de marmitex aos alunos da rede municipal de ensino. A liminar foi concedida pelo juiz João Baptista Cilli Filho, da 4ª Vara do Trabalho, que atendeu pedido do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis (SSM-RPGP) em 25 de fevereiro.
A entidade afirma que a retomada colocaria os servidores que atuam nas escolas em risco de contágio do coronavírus. O AlimnetAÇÃO oferece refeições completas, incluindo arroz, feijão, carne, guarnição (legumes) e kit pães.
O almoço é distribuído das onze às 13 horas nas escolas municipais cadastradas. Em 2020, a Secretaria Municipal da Educação entregou para os estudantes da rede municipal 46.500 kits alimentos não perecíveis, 46.164 kits com leite integral e 39.082 kits de hortifrútis entre abril e novembro.