Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Educação quer aulas em agosto

FL PITON/ARQUIVO

O secretário municipal da Educação, Felipe Elias Miguel, pretende pedir autorização da Justiça do Trabalho para que as aulas presenciais em Ribeirão Preto sejam retomadas em 13 de agosto. Ele deu entrevista a uma emissora de televisão nes­ta terça-feira, 22 de junho, du­rante a vacinação contra a co­vid-19 de profissionais da área.

A imunização foi realiza­da na Escola Estadual Otoniel Mota, no Centro de Ribeirão Preto, com a presença do se­cretário estadual da Educação, Rossieli Soares. Felipe Elias Miguel vai pedir ao juiz João Baptista Cilli Filho, da 4ª Vara da Justiça do Trabalho de Ri­beirão Preto, que libere a vol­ta das aulas presenciais após a aplicação da primeira dose nos cinco mil servidores da rede municipal de ensino que atu­am no ambiente escolar.

O juiz é o mesmo que con­cedeu liminar ao Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis (SSM-RPGP) em 25 de fevereiro e suspendeu as aulas presenciais até que todos os profissionais da educação municipal – professores, dire­tores, coordenadores, monito­res, supervisores, cozinheiros, auxiliares, motoristas e outros funcionários que atuam no ambiente escolar – estejam completamente imunizados com a primeira e também com a segunda dose da vacina.

Para o Sindicato dos Ser­vidores, o acordo já foi ho­mologado e, portanto, deve ser cumprido integralmente. A entidade ainda questiona o fato de, até agora, a prefeitura de Ribeirão Preto sequer ter nomeado os três infectologis­tas responsáveis por elaborar os laudos da situação sanitária nas 110 escolas da rede muni­cipal e nas 22 conveniadas.

Essas condições foram defi­nidas em acordo homologado entre a Secretaria da Educação e o sindicato em audiência de conciliação realizada no dia 11 de junho. Pelo acordo, a pasta tem até 2 de julho para indicar os três médicos infectologistas. Como grande parte dos servi­dores da área começaram a to­mar a primeira dose da vacina de Oxford/Astrazeneca – pro­duzida no Brasil pela Funda­ção Oswaldo Cruz (Fiocruz) – na semana passada, a segunda aplicação só deve ocorrer em meados de setembro.

A rede municipal de ensi­no tem cerca de 47.271 alunos. No dia 16 de junho, cerca de 900 educadores receberam a primeira dose da vacina de Oxford/AstraZeneca. Nesta terça-feira, as secretarias mu­nicipais da Saúde e da Educa­ção encerram a primeira fase da imunização de mais 4.500 profissionais de 18 a 44 anos e ainda vai abrir agendamento para pessoas desta faixa etá­ria. A AstraZeneca determina um intervalo de doze semanas (três meses) entre a primeira e a segunda dose.

Ou seja, se prevalecer o acordo homologado na Justi­ça do Trabalho, as aulas pre­senciais na rede municipal de ensino de Ribeirão Preto só devem voltar entre o final de setembro e outubro, depois que todos os profissionais que atuam no ambiente escolar es­tiverem completamente imu­nizados contra a covid-19.

Porém, como o caso trami­ta na Justiça do Trabalho, ainda há a expectativa de a prefeitura de Ribeirão Preto conseguir uma decisão favorável em ou­tras instâncias, o que não ocor­reu até agora. Nos meses de abril e maio 400 profissionais da educação já haviam sido va­cinados com as duas doses da Coronavac, que prevê um in­tervalo menor entre as aplica­ções, de 28 dias. O Ministério Público de São Paulo (MPSP) acompanha o caso e também defende a volta somente em um ambiente seguro.

“As unidades escolares já receberam todos os equipa­mentos de proteção individual (EPIs) necessários: máscaras para alunos, professores e fun­cionários, face shields, aven­tais, termômetros infraver­melhos, fita zebrada, sabonete líquido, água sanitária, álcool líquido e álcool em gel”, diz o secretário Felipe Elias Miguel.

“Além disso, todas as es­colas realizaram adequações para o retorno como demar­cações no solo, nos refeitórios, pátios, banheiros, adequações nas salas de aula, sanitização dos ambientes e materiais para cumprimento do distancia­mento social”, explica o titular da pasta.

Postagens relacionadas

Consórcio assume o aeroporto de RP

William Teodoro

‘Bolsonaro não vai deixar PSL‘ diz Joice

Redação 1

Ribeirão autoriza funcionamento de óticas e treinos de equipes profissionais

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com